Cultura

Xadrez e Arte Medieval na prática

Por Rodrigo Netto
24/12/2009 01:58
Atualizado em 19/09/2017 14:40
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Na manhã de sábado dia 28 de novembro o Ginásio de Esportes 3 de abril recebeu alunos, professores e direção da E.M.E.F. Getúlio Vargas para a apresentação da proposta pedagógica interdisciplinar de Educação Física e Artes : Xadrez e Arte Medieval.

Continuar lendo

Publicidade

Na manhã de sábado dia 28 de novembro o Ginásio de Esportes 3 de abril recebeu alunos, professores e direção da E.M.E.F. Getúlio Vargas para a apresentação da proposta pedagógica interdisciplinar de Educação Física e Artes : Xadrez e Arte Medieval.

Sob a coordenação das professoras Ariela (Educação física) e Maria Fernanda (Arte) um grande tabuleiro de xadrez foi montado na quadra do ginásio, alunos vestidos com túnicas pretas e brancas, caracterizados com acessórios produzidos com a técnica do mosaico, identificavam as peças: peão, cavalo e torre, bispo, rainha e rei, esses foram tomando os lugares no tabuleiro, dois alunos posicionaram-se em laterais opostas e iniciaram o jogo de xadrez com o tabuleiro de peças humanas.

A proposta pedagógica é o resultado do curso de formação continuada oferecido pela Secretaria Municipal de Educação para os professores de Arte, Educação Física e Currículo, da rede municipal de ensino, atendendo a demanda PAR, sob a coordenação do Caef da UFRGS. Um curso dividido em três etapas, primeira em abril/09 fase presencial, a segunda fase a distancia estudos e desenvolvimento da proposta pedagógica utilizando educação física e ou a arte, e a terceira etapa, outubro/09 fase presencial em Pelotas, com apresentação do trabalho desenvolvido e avaliação dos resultados obtidos, sob a análise dos orientadores.

As professoras de Educação Física e Artes da E.M.E.F. Getúlio Vargas, desenvolveram o projeto Xadrez e Arte Medieval, abrangendo conhecimento sobre o jogo, as regras, o exercício, as estratégias; o vínculo entre o jogo de xadrez e a História da idade média, especificamente a arte medieval bizantina, buscando uma das principais expressões artísticas deste período: o mosaico. A proposta deu origem a um tabuleiro onde os alunos são as peças do jogo, e caracterizados com adereços confeccionados em mosaico de EVA.

Todo o material para a confecção das peças foi viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação e está disponível na escola para que outros grupos de alunos participem dessa proposta interdisciplinar, jogando ou formando o tabuleiro humano, com a possibilidade de integração com outras escolas.

(texto: professora Maria Fernanda)