Esportes

Uma história de Superação

Conheça a história do Soldado Bento

Por Rodrigo Netto
21/07/2022 04:05
Atualizado em 21/07/2022 08:15
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Uma história de Superação

Continuar lendo

Publicidade

Uma história de Superação

Conheça a história do Soldado Bento

 

Enfrentando o medo

Logo bem jovem Edilson, estava tomando banho nas águas do Rio Piratini, quando começou a se afogar, e seu tio, “Mamau”, o retirou da água. Parecia que ali, estava acabando a história dele nas águas. Mas ele estava decido a se recuperar e superar este trauma. Já na adolescência, se preparando para a Brigada Militar (turma de 2012), ele aprendeu a nadar, foi um caso de amor, o medo da água virou combustível e Bento se viciou na natação. Prestou teste para Guarda Vidas Militar, passou e atuou no Litoral Norte.

Hoje o já soldado Bento, fez um curso bem difícil, para as Operações Aéreas da Brigada Militar, onde passou e atualmente trabalha em um helicóptero, também no litoral norte. Antes mesmo de fazer este curso ele tinha medo de altura, tinha porque superou mais este desafio. Co o atleta passou a disputar provas de maratona, triátlon e ciclismo.

 DO LEME AO PONTAL

Após cinco anos de experiência em natação Bento decidiu enfrentar um grande desafio aquático: A travessia do Leme ao Pontal, no Rio de Janeiro. Ele estava pronto para fazer a travessia, porém o clima não ajudou, ele esperou por três dias a autorização da organização e ela chegou justamente no dia 20 de setembro, uma data especial para todos gaúchos. Ele entrou nas águas a meia noite e nadou 36 km em longas 15 horas e 50 minutos.

Neste desafio a sua mãe Ivanilda Bento, estava acompanhando tudo de pertinho, no barco de escolta, vendo seu filho enfrentar a noite, fortes correntes, ventos cruzados e mar turbulento. Ele surpreendeu a todos ao final do desafio retirando uma foto de seu pai, já falecido, de dentro do seu traje de neoprene.

400 km DE NATAÇÃO

O novo desafio dele foi nadar mais de 400 km, entre as praias de Torres e Rio Grande, um desafio de muito risco, porque ele fez isso sem escolta, completamente sozinho, e além dos inimigos naturais enfrentou o ser humano, que polui o meio ambiente e coloca redes proibidas. Esse talvez fosse o maior medo de Bento, ficar preso a uma rede e não conseguir se soltar. Uma faca bem afiada era a sua única alternativa em caso de alguma coisa errada. Esse desafio foi realizado por etapas, para isto o soldado planejou tudo para acontecer no seu período de férias. Partindo de Torres até a cidade de Rio Grande, seu destino final. Na ultima etapa ele recebeu a escolta da Brigada Militar através do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), entre São José do Norte e a praia do Cassino em Rio Grande.

Um novo desafio

O Canal da Mancha é um braço de mar que faz parte do oceano Atlântico e que separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França e une o mar do Norte ao Atlântico. E sua travessia foi completada por apenas 35 brasileiros até hoje. Com aproximadamente 33 km, a travessia a nado é realizada entre a Inglaterra e a França pelo Estreito de Dover, e tem entre os seus desafios o trio: correnteza forte, ondulação grande e água muito fria.

Bento pretende realizar a travessia do canal da mancha e para isso busca patrocinadores que possam ajudá-lo a vencer mais este desafio, mostrando que a superação é um dos melhores combustíveis da nossa vida.

 

(Fotos: Arquivo Pessoal)