Sucesso na 1ª Feira da Cultura
Aconteceu em Pedro Osório, de 24 a 27 de abril, a 1ª Feira da Cultura realizada pelo Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal, no Ginásio 3 de abril.
Publicidade
Aconteceu em Pedro Osório, de 24 a 27 de abril, a 1ª Feira da Cultura realizada pelo Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal, no Ginásio 3 de abril.
Durante os quatro dias de feira aproximadamente duas mil pessoas tiveram a oportunidade de desfrutar de uma série de atrações na área cultural como, música, teatro, dança, literatura, exposições artísticas e culturais. Conforme a diretora do Departamento de Cultura do município, Lígia Echenique, a idéia é desenvolver uma programação com diversidade de atrativos culturais visando atingir os mais variados públicos.
Shows e espetáculos de todo o tipo para os mais variados gostos estiveram no palco do ginásio 3 de Abril: Coral da Universidade Católica de Pelotas, Teatro infantil, Teatro Geração por Fogo”, Coral Infantil da Escola Dr. Pedro Brizolara de Souza, Folclore Latino, Street Dance “Piratas de Rua”, grupo de dança Alma Paisana, invernada mirim do CTG Laçadores do Rio Grande, grupo folclórico Sentinelas da Liberdade, grupo de projeção folclórica do CTG Fogo de Chão Os Centauros, grupo Quinta Estação, Companhia de Dança Afro Daniel Amaro, projeto Toda Rima, Dona Amélia Cruz – bamdoneon, e o encerramento foi feito pela pedrosoriense Lú Ribeiro e Banda.
O espaço do Ginásio 3 de Abril também teve Praça de Alimentação, mostra Fotonotícia, exposição de pinturas em tela do atelier Ana Ferro, animação de Sombras e a Estátua Viva da cidade de Pelotas.
PROJETOS
No evento foram oferecidos estandes para exposição de projetos realizados por alunos das escolas da rede de ensino de Pedro Osório. Quatro escolas expuseram seus trabalhos. A Escola Municipal Getúlio Vargas expôs projetos de responsabilidade das professoras Maria Fernanda Botelho (arte) e Luciele Silveira Barbosa (matemática) nas áreas de arte e matemática: “Visualidades do espaço urbano: meio de estudo da história da arte”; “Ponto de vista – Poéticas visuais do lugar”; “Arte indígena e tabuleiro de xadrez”; e “Geometria euclidiana: uma proposta para o desenvolvimento do raciocínio matemático”. A Escola Sagrado Coração de Jesus apresentou o projeto “Sacando o futuro”, orientado pela professora Carla Margot Oliveira. Os alunos do Colégio Estadual Getúlio Vargas mostraram o projeto “Minha cidade no buraco da lata”, coordenado pelas professoras Denise Borges e Stefany Wieth. E a Escola de Educação Infantil Castelinho do Saber divulgou o projeto “Nosso primeiro livrinho”, de responsabilidade das professoras Elisabeth Lopes e Marly Ferreira.
CONCURSO LITERÁRIO
Todas as escolas da Rede de Ensino de Pedro Osório foram convidadas a participar de um Concurso Literário promovido pelo Departamento Municipal de Cultura de Pedro Osório. O concurso teve como regulamento a apresentação de crônicas ou poesias relacionadas aos temas “afetividade” ou “família”. Participaram três escolas: Escola Municipal Getúlio Vargas, Escola Municipal General Osório e Colégio Estadual Getúlio Vargas.
O primeiro lugar foi conquistado pela aluna da 7ª série da Escola Municipal Getúlio Vargas, Juliane Torres Belasquém. Em segundo lugar ficou a aluna da 5ª série do Colégio Estadual Getúlio Vargas, Paola Zanetti Ribeiro.
PRESENÇA
A 1ª Feira da Cultura também teve a presença de escritores renomados para sessões de autógrafos de livros de suas autorias. No dia 25, Vitor Hugo Rosa autografou o livro “Crônicas e Poesias”. Neiff Satte Alam marcou presença no dia 26 autografando o livro “Ensaios – Missão de Ensinar Volume 1”. E no dia 27 foi a vez de João Carlos Mascarenhas autografar o livro “Contos Galponeiros”.
HOMENAGEM
Na tarde do dia 26, o autor do livro “Pedro Osório. Sim Senhor”, Pedro Caldas, recebeu uma homenagem de reconhecimento pelo livro, que retrata a história do município de Pedro Osório e é reconhecido como melhor instrumento de dados sobre o assunto, sendo utilizado como fonte de pesquisas inclusive em salas de aula. Pedro Caldas recebeu uma placa do prefeito Dr. Moacir Otílio Alves, da primeira-dama Olga Helena, e da diretora de Cultura Lígia Echenique. Em agradecimento, Pedro Caldas entregou à primeira-dama – educadora há 34 anos – o original dos ensaios do livro escrito por ele.
FEIRA DO LIVRO
A Feira da Cultura ainda teve na sua programação uma Feira do Livro com cerca de 30 editoras e mais de mil e 500 títulos. O proprietário da Distribuidora e Livraria Santa Rita, Sergio Renato Medeiros, responsável pela Feira do Livro, informou que o maior número de vendas foi em livros infantis que ofereciam preços mais populares, seguidos pelos mais vendidos no gênero ficção “A menina que roubava livros” de Markus Zusak, “Cidade do sol” e “O Caçador de pipas” de Khaled Hosseini. Outros que também alcançaram bons números em vendas foram os livros de auto-ajuda, principalmente os de autoria de Augusto Curi como o recente sucesso “Pais brilhantes, professores fascinantes”, e os espíritas, em especial os de Zíbia Gasparetto. De acordo com Sergio, sendo esta a primeira Feira do Livro realizada na cidade, a expectativa de vendas foi superada, chegando a ultrapassar as vendas em cidades de porte maior e que já possuem tradição na realização de feiras. Mais de 600 livros foram vendidos durante os quatro dias de feira.