Música

Show com Monica Albuquerque, Kátya Teixeira e Levi Ramiro – Convite Especial

Por Rodrigo Netto
02/04/2010 14:11
Atualizado em 19/09/2017 14:42
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Em comemoração aos 51 anos de emancipação política do município de Pedro Osório um grande show esta para acontecer, será no sábado, 21h no Clube Piratini, com a presença de Mônica Albuquerque que dividirá o palco com Katya Teixeira e Levi Ramiro. Esta será a primeira vez que estes três consagrados músicos brasileiros tocaram juntos e o palco será a nossa cidade.

Continuar lendo

Publicidade

Em comemoração aos 51 anos de emancipação política do município de Pedro Osório um grande show esta para acontecer, será no sábado, 21h no Clube Piratini, com a presença de Mônica Albuquerque que dividirá o palco com Katya Teixeira e Levi Ramiro. Esta será a primeira vez que estes três consagrados músicos brasileiros tocaram juntos e o palco será a nossa cidade.

Em uma iniciativa da Secretaria de Cultura do município, este show terá preços populares e custarão apenas R$ 5,00, os convites podem ser adquiridos na hora na bilheteria do Clube Piratini.

Veja o Convite
[link href=http://www.youtube.com/watch?v=xS8C9IDjTos janela=outra link]clique aqui e confira o CONVITE ESPECIAL[/link]


Confira o curriculum de Mônica Albuquerque

Nascida em Tucuruvi, São Paulo, Monica Regina de Albuquerque é
filha de Valdir Cesário de Albuquerque e Vitória Albuquerque,
ambos músicos, o que decerto iria dar à Monica as influências da afinidade e sensibilidade ao mundo musical. Durante a infância já vivia na prática o envolvimento com a música ao participar - ora tocando flauta doce ou piano e quase sempre cantando - de pequenos concertos de música clássica e erudita improvisados pelos seus pais. A cantora, num senso de humor notável, lembra que passou a infância "dormindo com Bach e acordando com Vivaldi".
Na sua adolescência, vivida em Niterói, Rio de Janeiro, Monica Albuquerque já se enveredaria nos percursos da música revelando-se aos poucos, nos ambientes familiares e entre as rodas de amigos, como alguém que já possuía não só uma paixão pela sonoridade da música popular brasileira, transformando o encontro de amigos em saraus musicais com violão sempre em mãos, mas também fazia-se já perceber sua potencialidade vocal e o doce timbre de sua voz.

Aos poucos Monica passaria a participar não só dos encontros musicais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde cursou e concluiu o curso de Biologia, mas adentraria no mundo dos festivais de música, como intérprete, concorrendo, desde então, em Festivais de Música nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Enquanto morou no Rio de Janeiro, entre 1983 e 1987, Monica foi pouco a pouco ganhando cada vez mais maturidade na qualidade de cantora e intérprete de grandes nomes da música popular brasileira, e por meio de contatos e amizades musicais, passaria a interpretar e tecer parcerias com músicos da região. Realizou apresentações com o compositor e pianista carioca Marcelo Juliano, acompanhada pelo músico e interpretando consigo suas composições.

Ao final da década de 80, Monica viria então morar em Salvador, Bahia, onde firmaria espaço como cantora e intérprete e teceria grandes parcerias ao lado de músicos compositores locais e residentes, como Dércio Marques, João Bá, Fábio Paes, Luciano Bahia, além de interagir diretamente e ganhar o reconhecimento de músicos como Xangai, Elomar, Ildásio Tavares, Osmar Macedo.
Realizou na Bahia shows de grandes performances, ao lado de instrumentistas como Luís Dunningham, Teca Gondim, Tota Portela, Álvaro Assmar, Luciano Bahia.

A participação de Monica Albuquerque como intérprete em festivais também na Bahia deu continuidade a uma série de premiações, vindo a alcançar um total de 32 premiações de 1º lugar como melhor intérprete ou melhor cantora.

Monica participou da gravação de CDs dos músicos Dércio Marques, Fábio Paes, André Bernard e Fernando De la Rua.

O repertório de Monica Albuquerque, sem quaisquer vestígios de dúvida, se traduz na mais pura e fina estampa da Música Popular Brasileira, onde, com uma dedicação própria de quem faz arte por amor e entrega o amor pela arte, seleciona autores e cantores que deslizam entre nomes como Gilberto Gil, Luís Gonzaga, Elis Regina, Almir Sater, João Bosco, Toninho Horta, Chico Buarque, Flávio Venturini, Milton Nascimento, Lô Borges, Tom Jobim, Caetano Veloso, Belchior, Lenine, Chico César, passando por figuras representativas da música mais regional, como Dércio Marques, Vital Farias, Elomar Figueira, entre outros. Sua voz de doce timbre passeia com a leveza de uma brisa entre as mais diversas notas, fazendo-se revelar um domínio notável da sua capacidade de transcender as cores afinadas do seu canto.