Secretaria de Agricultura inova e se faz presente à Festa
Mostra foi um sucesso
Publicidade
Capitaneados pelo Secretário Lauri Centeno a Secretaria de Agricultura de Pedro Osório se fez presente na XVII Festa da Melancia e 8ª Feira Regional da Agricultura Familiar.
Foi montado um grande estande com diversas atrações, mostrando o trabalho realizado pela Secretaria e também por empresas e empresários do município. Os animais pequenos fizeram um grande sucesso entre os visitantes assim como as aves do Sitio São José.
Logo na entrada do estande, bombas de agua, vários tipos arados e cortadores de grama que utilizavam tração animal utilizados no passado. A ideia do Secretário foi mostrar uma pequena fazenda ou sítio alto sustentável.
Biodigestor, que é um projeto de alunos da faculdade, onde se coloca fezes animais dentro de um barril, no exemplo foi utilizada as fezes de ovelha, o produto vedado, começa a fermentar e produz gás, que é filtrado por uma vasilha com agua e o resto do material após a fermentação, conhecido por “chorume” serve como adubo natural rico em diversas proteínas e vitaminas, para a plantação.
Irrigação de plantas, foi mostrado aos visitantes como pode ser feita a irrigação de uma plantação hortaliça, com os canos levando a águia a cada planta.
Tipos de Pastos, também foi mostrado lá os diversos tipos de pastagens perenes, com o representante da empresa Matsuda, representado no evento pelo Sr. Darlan Souza. Havia várias espécies de pastos plantados, cada um indicado para determinada época do ano ou tipo de solo, a Matsuda busca a solução para resolver o problema dos criadores de animais. Lá o visitante pode ver entre outras a pastagem Áries Pancum, Vitória, Paredão e Braúna.
Sitio São José, de propriedade do Sr. Sidinei, foi convidado pelo Secretário para expor seus animais, com um sitio bem próximo a cidade, lá diversas aves que são criadas por ele, numa gama e variedade incrível de espécies. Foi um sucesso, tais como as galinhas de cabelo, as galinhas com guampa, que são variações de galinha produzidas no mundo todo. Ele cria e vende desde pequenos “pintos” até na fase adulta.
(Com Fotos da Secretaria de Agricultura de Pedro Osório, Matsuda, Sitio São José, todas com logo menor)