Município

RodaCineRGE em Cerrito

Por Gabriela Stigger
27/01/2009 06:56
Atualizado em 19/09/2017 14:40
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Projeto RodaCineRGE estará no Cerrito no dia 27 de janeiro às 20:30 no Camping Municipal com a apresentação dos filmes "Tapete Vermelho" (longa-metragem) e "O Limpador de Chaminés" (curta).

Continuar lendo

Publicidade

Projeto RodaCineRGE estará no Cerrito no dia 27 de janeiro às 20:30 no Camping Municipal com a apresentação dos filmes "Tapete Vermelho" (longa-metragem) e "O Limpador de Chaminés" (curta).

Saiba mais...
Tapete Vermelho
[img id=1217 alinhar=esquerda img]
Matheus Nachtergaele é a essência deste filme. Ele vive Quinzinho, um caipira que empreende uma jornada com a esposa e o filho para cumprir uma promessa: mostrar ao menino um filme de Mazzaropi em uma sala de cinema. Amácio Mazzaropi foi um dos maiores cineastas que o Brasil já teve. Ele incorporava um caipira, o brasileiro por excelência, e suas produções faziam enorme sucesso nos anos 50, chegando a alcançar seis milhões de espectadores por filme. Tapete Vermelho recupera a ingenuidade do personagem para mostrar um Brasil atual, onde o campo tem novos contornos (MST), mas o interior revela ainda uma certa pureza através de Quinzinho. Ao mesmo tempo, o filme mostra também a presença do cinema americano nas poucas salas de exibição, tanto que a saga do personagem é justamente encontrar um cinema que esteja passando um filme brasileiro! Além do trabalho minucioso de Nachtergaele, preste atenção na atriz Gorete Milagres, que faz Zulmira, a mulher de Quinzinho.

Direção: Luiz Alberto Pereira
Produção: Ivan Teixeira e Vicente Miceli
Montagem: Júnior Carone
Música: Renato Teixeira
SP – 2006 – 100min

O limpador de chaminés
[img id=1216 alinhar=esquerda img]
Este curta gaúcho, feito em animação, foi baseado num conto do escritor polonês Isaac Bashevis Singer. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, Singer escrevia em íidiche, língua falada por judeus especialmente Europa Central e da Europa Oriental. No entanto, a história é universal. Um limpador de chaminés, destes q ue já não existem mais, depois de cair de um telhado, transforma-se em vidente. Com as revelações que faz, transforma a vida dos moradores de uma cidadezinha do interior. E quem tem a perder são as pessoas que guardam segredos a serem mantidos a sete chaves. Com um humor delicado e atemporal, os personagens têm as vozes de Ilana Kaplan, Felipe Mônaco e Otto Guerra.
O Limpador de Chaminés foi realizado com o apoio do Prêmio Iecine e do Fumproarte e ganhou o 30º Festival de Cinema de Gramado como Melhor animação de curta 35mm. Também ganhou o Prêmio especial do júri da Mostra Gaúcha do Festival de Gramado.

Direção: Rodrigo John
Roteiro: Rodrigo John
Produção: Gustavo Spolidoro
Montagem: Tula Anagnostopoulos
RS - 2002 - 13min

Curadoria e textos: Ivonete Pinto
Produção: Fundacine