Cultura

Recital Batuque de Cordas em Pedro Osório

Por Rodrigo Netto
13/12/2007 08:26
Atualizado em 19/09/2017 14:41
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Em mais uma iniciativa do Vereador Santana, será apresentado na Câmara de Vereadores de Pedro Osório o Recital Batuque de Cordas, dia 15 de Dezembro às 21:00h.

Continuar lendo

Publicidade

Em mais uma iniciativa do Vereador Santana, será apresentado na Câmara de Vereadores de Pedro Osório o Recital Batuque de Cordas, dia 15 de Dezembro às 21:00h.

O batuque de Cordas foi formado em 2000 por Vinicius Corrêa e Cláudio Veiga. Em 2002 lançou o primeiro CD e no ano seguinte recebeu dois prêmios Açorianos de Música como Melhor CD Instrumental e Melhor Grupo Instrumental.

Em 2003 participou no evento “Porto Alegre Un Autre Brésil” a convite do Teatro Saint Gervais de Genebra, na Suíça e também do Festival Fête de la Musique, na mesma cidade. Apresentou-se em Bruxelas e Antuérpia na Bélgica, Hamburgo e Berlim na Alemanha e Roterdam na Holanda.

O segundo CD foi lançado em 2006 e Vinicius Corrêa foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música de 2007 a Melhor Instrumentista por este trabalho.

No final de 2006 excursionaram pelo interior do RS a convite do SESC-RS no Projeto Sonora Brasil.

Em junho e julho de 2007apresentaram-se na Bélgica a convite da Organização Cultural Carte Blanche e em novembro participaram do Projeto Sonoras Energias com concertos em cidades do interior do RS.

“Vinicius Corrêa e Claudio Veiga formam, na minha opinião, um dos duos de violão mais expressivos da atualidade. As múltiplas influências reveladas na sonoridade do Batuque de Cordas se convertem em um interessante e criativo mosaico sonoro, que se sabe, sempre, brasileiro. A partir de uma performance segura, que denota domínio dos seus instrumentos, os compositores-intérpretes podem manifestar sua criatividade com simplicidade e clareza, transitando com fluência em ambas as estéticas, a popular e a erudita. Ao final da sua audição, concluo que o Batuque de Cordas consegue ser “globalmente” brasileiro e mais que tudo, o seu novo disco é muito bom de se ouvir.”
ROBERTO GNATTALI
(Compositor, arranjador e regente, professor de música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO).