Prefeitura de Pedro Osório

Projeto Viva Leve

Grupo realiza trabalho pela prevenção e redução da morbidade

(foto: Paula Pons)
Por Prefeitura de Pedro Osório 2009/2016
25/03/2013 20:12
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
A Administração Municipal de Pedro Osório, através da Secretaria de Saúde, está intensificando suas ações de promoção em saúde pública, desta vez com a criação de um grupo de prevenção e redução da morbidade.

Continuar lendo

Publicidade

A Administração Municipal de Pedro Osório, através da Secretaria de Saúde, está intensificando suas ações de promoção em saúde pública, desta vez com a criação de um grupo de prevenção e redução da morbidade.

Após um grande número de pessoas procurarem ajuda para reduzir peso e melhorar sua qualidade de vida, a Dra Luciane Teixeira, médica da unidade de ESF local, teve a iniciativa de formar um grupo que pudesse desfrutar de conhecimentos afins nesta área.

Com a ajuda dos agentes comunitários o grupo foi formado e intitulado “Viva Leve”, inicialmente abrangia pessoas com excesso de peso e realizado uma vez por semana com encontros que não duravam mais que uma hora.

No decorrer dos encontros, surgiu a necessidade de se formar um grupo de profissionais multidisciplinar para este acompanhamento, além da médica e dos agentes comunitários da UBS do Bairro Brasília, participam também a enfermeira Marina Thomé, o fisioterapeuta Thiago Calmon e a psicóloga Francine Lopes, diversificando assim, os assuntos debatidos.

Logo a notícia se espalhou e as pessoas da comunidade em geral mostraram interesse em participar sendo assim, foram colocados à disposição dos participantes, equipamentos de academia e ginástica com encontros extras duas vezes por semana com o acompanhamento do fisioterapeuta e da enfermeira.

Todas as segundas-feiras, a partir das 14h, o grupo se reúne para tratar sobre assuntos como o que é obesidade; o que é qualidade de vida; quais as doenças que a falta de qualidade de vida pode acometer; é realizada a pesagem e medidas para realização de IMC (índice de massa corpórea); como melhorar a auto-estima e aulas de danças. Após passarem por uma triagem, as pessoas com maior necessidade podem desfrutar ainda, de 45 minutos de academia e ginástica supervisionada pelo fisioterapeuta; além de serem acompanhadas as verificações de pressão arterial de todos os integrantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

Paula Pons Madruga

Assessora de Comunicação

DRT/RS 11 903