Município

Projeto Lanche Saudável Chega a Terceira Avaliação

Por Gabriela Stigger
27/10/2009 14:16
Atualizado em 19/09/2017 14:42
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Projeto de alimentação saudável, implantado na Escola de Educação Infantil de Cerrito, mantém altos níveis de aceitação.

Continuar lendo

Publicidade

Projeto de alimentação saudável, implantado na Escola de Educação Infantil de Cerrito, mantém altos níveis de aceitação.

O projeto Lanche Saudável, implantado na Escola de Educação Infantil Regina Maria Duarte Alves desde o mês de junho passado, tem por objetivo promover a mudança de hábitos alimentares das crianças, conscientizando a família - principalmente as mães - da importância de uma alimentação saudável para o melhor desenvolvimento de seus filhos, considerando a praticidade e o baixo custo, ao mesmo tempo em que prioriza a qualidade. Sob a coordenação da diretora da escola Ana Beatriz Pintado e da nutricionista Renata Solé, os alunos com idades entre 3 e 5 anos estão tendo um cardápio especial no lanche da tarde, composto por alimentos com altos teores nutritivos e baixos ou nenhum índice de gorduras, açúcares livres e sal. A avaliação do primeiro mês de desenvolvimento do Lanche Saudável feita pela Nutricionista e a Diretora da escola alcançou 93% de aprovação, já a segunda avaliação chegou a 98,5%.

As avaliações são feitas mensalmente com a participação de pais, alunos, professores e funcionários. “O resultado do período de avaliação a que havíamos nos proposto foi excepcional, tivemos 93% de aceitação no primeiro mês. No segundo mês já alcançamos 98,5% e conseguimos manter o índice na terceira avaliação. Vamos dar continuidade por dez meses, mantendo as avaliações mensais”, destacou a nutricionista Renata.

A terceira avaliação, feita no dia 20 de outubro quando o projeto foi apresentado à comunidade, manteve o índice de 98,5% de aceitação, o que pode ser considerado índice máximo já que apenas dois alunos não aderiram ao projeto, impedindo que sejam alcançados 100% de aprovação. A apresentação do projeto à comunidade, como parte da programação de aniversário do Município, foi feita no Galpão Crioulo em uma tarde recreativa em que foram realizadas diversas atividades para aplicação da metodologia pedagógica referente ao projeto. As crianças receberam através de brincadeiras recreativas direcionadas informações sobre a importância de uma alimentação saudável, origem dos alimentos, formas de utilização e derivados. No lanche da tarde deste dia o cardápio foi torta de legumes, bolo de feijão e torta de banana.

CALENDÁRIO DE ALIMENTAÇÃO

Foi elaborado um Calendário Alimentar específico de acordo com as necessidades nutricionais da faixa etária dos alunos. O cardápio, feito semanalmente, possibilita alterações de acordo com a aceitação das crianças e o uso da criatividade no preparo dos lanches. Os alunos são observados diariamente pela equipe da escola que faz registros no momento do lanche no refeitório da escola. Cada turma tem uma ficha de anotações com as cores verde e amarelo. Para o aluno que consome lanche saudável é marcado sinal verde, e para o aluno que consome alimento menos nutritivo (salgadinhos, refrigerantes etc) é marcado sinal amarelo. Ao final de cada mês são avaliados os registros de cada turma, considerando as necessidades de mudanças no cardápio ou alterações no projeto.


PRÊMIO

Os alunos que obtém maior somatório de lanches saudáveis (sinais verdes) concorrem a um sorteio mensal por turma que premia sua mãe, além de receberem destaque na escola e na mídia local e regional. O sorteio é realizado durante a reunião de avaliação do projeto.

Os alunos premiados na terceira avaliação ganharam jogos didáticos e suas mães cestas com frutas. Conheça os vencedores:
Maternal – Otávio Lopes da Costa e sua avó Nara Peres;
Jardim – Maria Vitória Menna Gonçalves e sua mãe Cátia Andréa Menna ;
Pré-escolar – Viviane Eslabão Abreu e sua mãe Zilá Tavares Islabão.