Mídia

Programa Almanaque comemora 3 anos

Por Rodrigo Netto
22/11/2006 16:44
Atualizado em 19/09/2017 14:40
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

No dia 22 de novembro de 2003, foi ao ar o piloto do Programa Almanaque, e nos três anos que se seguiram mudau seu formato muitas vezes, mas o objetivo principal continuou o mesmo: levar de forma dinâmica e objetiva a informação às comunidades de Pedro Osório nas manhãs de sábado.

Continuar lendo

Publicidade

No dia 22 de novembro de 2003, foi ao ar o piloto do Programa Almanaque, e nos três anos que se seguiram mudau seu formato muitas vezes, mas o objetivo principal continuou o mesmo: levar de forma dinâmica e objetiva a informação às comunidades de Pedro Osório nas manhãs de sábado.

O Almanaque buscou manter seu compromisso com a informação e a convicção de que um programa de radio jornalismo é, sem duvida nenhuma, fundamental para construção de uma sociedade mais justa e fraterna, onde a informação possa servir de instrumento para abrir horizontes onde o conhecimento seja um prato servido a todos e chegar através das ondas do radio, o veículo de comunicação mais plural já inventado pelo homem. O Almanaque tem tido esta pretensão ao longo dos anos, através de seus debates, entrevistas, notícias e, sobretudo, pela análise crítica dos fatos, seja nos comentários de Pedro Ferreira ou do Professor Marcelo Gil, onde os fatos viram notícia e são dissecados e entregues ao ouvinte de forma compreensível.

O Almanaque já teve a honra de contar com muitos comentaristas de espaços fixos ou eventuais. Cidadãos que ajudaram a divulgar a notícia com credibilidade e acima de tudo com responsabilidade pela proposta da pluralidade, onde a visão não é de um, mas de vários pensamentos e idéias.

O Formato vem sendo na base no dinamismo: vários "Blocos" com diversos convidados. começamos trazendo o que passou pelo Poder Legislativo na semana para ser analisado e discutido "Almanaque Canal Aberto". Seguimos pela análise e discussão de um tema de interesse de toda comunidade, mas feito de maneira informal no "Almanaque Bate Papo", como se estivéssemos na mesa de um bar com os convidados. Passamos para parte cultural "Almanaque Festas, Eventos e Outras Baladas" onde recebemos os organizadores de todos os eventos da cidade. Contamos com Blocos que entram eventualmente em caso de entrevista como "Almanaque Momento Cidadão". Quando olhamos o outro lado da noticia, ou comentários gravados como "Almanaque Espaço Marcelo Gil" e o tradicional "Almanaque Debate", que realizamos todos sábados desde o inicio do programa, onde recebemos diversos convidados que entendem do assunto. O Programa Almanaque deu origem ao troféu Almanaque que está na terceira edição e que todos os anos concede troféus a instituições, sindicatos, entidades, poderes e mandatos das mais diversas áreas, todos escolhidos por voto direto e secreto dos alunos da rede escolar dos municípios de Pedro Osório e Cerrito.

Um programa de radio jornalismo com uma proposta dinâmica e cultural deu certo e conquistou seu espaço dentro da audiência de radio das manhã de sábado, graças ao entendimento dos apoiadores culturais, empresários que acreditam que acima de tudo é possível fazer um programa exclusivo de rádio jornalismo, com apoio da direção da radio portal que não se dobra a pressões e pratica a liberdade de imprensa na mais ampla extensão da palavra, dos demais colegas da emissora que justificam suas grandes audiências pelo talento de cada um e por suas atitudes diárias, enfim por todas e muitas parcerias e entendimentos.

Texto por Iram Lima
R.P. 9801