Pesquisador Uruguaio visita Núcleo de Apicultores do Matarazzo
Esteve visitando o Núcleo de Apicultores do Matarazzo o pesquisador Uruguaio Gustavo Zapata , acompanhado pelo Eng. Agr. Cláudio Schievelbein da Fundação Cenag /Pelotas .
Publicidade
Esteve visitando o Núcleo de Apicultores do Matarazzo o pesquisador Uruguaio Gustavo Zapata , acompanhado pelo Eng. Agr. Cláudio Schievelbein da Fundação Cenag /Pelotas .
A visita aconteceu no dia 16 de setembro, em reunião técnica realizada no apiário de Maria de Lourdes Vellar e Paulo Vellar, na localidade do Rodeio Colorado, o qual encontra-se dentro de uma área de eucaliptos do programa Poupança Florestal/VCP.
Schievelbein do Cenag , instituição que assessora a Votorantim no setor da apicultura, falou sobre a proposta de utilização da área de eucaliptos da VCP na região para produção de mel, onde serão introduzidas cerca de 100 mil colmeias.
O pesquisador Zapata apresentou uma aula prática sobre a avaliação de colmeias a partir do ninho de cria. Ao abrir o ninho das colmeias identificou problemas como falta de alimento protéico(pólen) e energético(mel). Indicou a necessidade de alimento artificial como proteína de soja e xarope de açúcar.
Zapata ainda cumprimentou o núcleo e a Emater pela grande nível de organização do trabalho na localidade, salientando que o “crescimento da apicultura depende da organização dos apicultores, e este é um exemplo concreto”.
A reunião foi promovida pela Emater-RS de Pedro Osório e Núcleo de Apicultores do Matarazzo, fazendo parte do calendário de atividades bimensais estabelecidas pelo grupo.
Para o técnico da Emater-RS, Ronaldo Maciel, este é um momento de extrema importância para o núcleo ao receber o técnico uruguaio Zapata, um dos maiores nomes da apicultura no mundo.
No final da reunião foi entregue pela Emater-RS um boletim informativo sobre o manejo das colmeias a ser adotado na primavera .