Fórum

Pesquisa mostra índices de satisfação da equipe de trabalho do Foro de Pedro Osório

Por Foro
21/06/2007 05:44
Atualizado em 19/09/2017 14:41
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

A expressiva maioria dos integrantes da equipe de trabalho do Foro de Pedro Osório está satisfeita com sua vida profissional e pessoal, seu ambiente de trabalho, sua relação com colegas e chefia, assim com o respeito e a valorização dispensados à sua atividade.

Continuar lendo

Publicidade

A expressiva maioria dos integrantes da equipe de trabalho do Foro de Pedro Osório está satisfeita com sua vida profissional e pessoal, seu ambiente de trabalho, sua relação com colegas e chefia, assim com o respeito e a valorização dispensados à sua atividade.

Este foi o resultado da pesquisa de opinião realizada durante o último mês de maio.

A pesquisa foi elaborada pela própria equipe quando de suas reuniões semanais de trabalho e buscou medir o grau de satisfação de seus agentes no que se refere a aspectos ligados ao trabalho e à qualidade de vida.

O objetivo da atividade é orientar ações futuras para o reforço dos pontos positivos e para a elaboração de planejamento estratégico visando à superação das dificuldades assinaladas.

Os questionários – compostos de 35 perguntas e espaço para manifestação livre, ao fim – foram distribuídos aos 27 agentes que prestam algum tipo de serviço no Foro, assim distribuídos: 10 servidores concursados, 5 estagiários, 8 trabalhadores terceirizados e 4 voluntários.

Foram respondidos 22 questionários, todos não-identificados, depositados pelos próprios participantes em urna lacrada, localizada no cartório judicial.

Ao fim de 15 dias, realizou-se apuração conjunta, apresentando-se, a seguir, a síntese dos resultados.

Todas as questões solicitavam a avaliação do participante quanto à sua satisfação relativamente a algum aspecto da organização – ambiente de trabalho, relacionamento com os colegas e com a chefia, valorização da atividade, possibilidade de crescimento pessoal, profissional e de participação na gestão, incentivos para o aprimoramento da atividade, etc. – havendo três alternativas a serem escolhidas: muito satisfeito, satisfeito ou insatisfeito.

No total das 35 questões, obtiveram-se 90,36% de satisfação, 8,15% de insatisfação, 1,20% de votos brancos e 0,26% de nulos, assim divididos: muito satisfeito (370 votos, 49,46%); satisfeito (306 votos, 40,90%); insatisfeito (61 votos, 8,15%); brancos (9 votos, 1,20%); nulos (2 votos, 0,26%).

Houve questões que contaram com 100% de satisfação, como as que perquiriam sobre o sentimento em relação à vida pessoal, ao relacionamento com os colegas do setor, ao conforto oferecido pelo local de trabalho, à valorização da atividade de parte dos colegas e ao respeito e à atenção recebida das chefias imediata e mediata.

Muito embora nenhuma das questões tenha contabilizado índice de insatisfação superior ao de satisfação, os aspectos que mais recolheram insatisfação da equipe foram os ligados à realização de atividades que viabilizem o crescimento pessoal dos servidores de parte da organização (27,27%), à possibilidade de ascender no trabalho (31,81%) e à qualificação recebida para a realização do trabalho (36,36%).

Quanto aos dois últimos itens, os resultados serão encaminhados à administração do Judiciário para fins de orientação na construção do plano de carreira dos servidores e de aprimoramento dos cursos de formação.

No que diz com o primeiro aspecto, a equipe já está providenciando a organização de atividades mensais com o propósito de possibilitar seu crescimento pessoal.

Para o Juiz Diretor do Foro de Pedro Osório e coordenador da pesquisa, Marcelo Malizia Cabral, "sua realização foi de grande importância para fins de medição dos resultados até então alcançados com o programa de gestão compartilhada implantado desde 2005 e também para orientar futuras ações na busca da melhoria da qualidade de vida da equipe e dos serviços prestados à comunidade".