Pedro Osório sofre com a estiagem
Publicidade
O Município de Pedro Osório, através do Gabinete do Prefeito Municipal, Cesar Roberto Couto de Brito,” declara em situação anormal caracterizada como “situação de emergência” EM TODA a área rural do município de Pedro Osório-RS, afetada pela estiagem”.
A estiagem e seus efeitos danosos estão atingindo áreas distintas e os prejuízos são de grande expressão, pois alcançam pequenas áreas, se confrontado com o total plantado, a saber: soja 1.500 ha, milho 500 ha, arroz 4.600 ha, melancia 500 ha. Estas culturas são destaque em nossa região. Destes totais foram mais atingidas aproximadamente, as áreas de soja (30%) e milho (70%). Na produção de leite temos uma queda na ordem de 24000 Lts de leite, além de queda na fertilidade, o que prejudica sensivelmente a reprodução de terneiros.
Registramos que 32 famílias localizadas no interior do município há falta de água própria para o consumo, fato que nos leva a abastecê-las com “vinilip pipa” de 4.500 litros, cedida pela Defesa Civil após solicitação do Prefeito Cebinho. Para amenizar este momento tão difícil que estas famílias enfrentam em suas propriedades , poços (cacimbas), reservatório de água, bombas d’água, instalações elétricas, cisternas, bem como a aquisição de uma retro-escavadeira para abertura de bebedouros para os animais e outros afins que se fazem necessário para minimizar as dificuldades do cenário hora apresentado, é dedicação total do prefeito Cebinho, junto ao Governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro.
No dia 18 de janeiro a Prefeitura Municipal através da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, recebeu do Estado uma Apoclem para amenizar os prejuízos da seca. Está máquina irá para o interior do município para abrir poços, bebedouros, limpar e afundar açudes e todo tipo de necessidade que surgir.
A Administração Municipal “Juntos fazendo mais” não mede esforços para amenizar os prejuízos causados pela estiagem em nossa região.