Pedro Osório viveu o Cooperativismo
Cidade aprendeu e viveu o cooperativismo
Publicidade
Uma semente plantada, assim desta forma simples o Presidente do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, Sr. Vergilio Perius definiu como foi a passagem do Sescoop/RS pela cidade de Pedro Osório.
A cada ano, uma cidade é escolhida para receber o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, que em 2018, se encontra na sua 11ª edição. Uma comitiva de Pedro Osório foi até a cidade de São Sepé/RS, na região de Jacuí, centro do Estado, acompanhar a décima edição e apresentar a candidatura. Muitas outras cidades também queriam receber o evento desse porte, mas depois de tantas idas e vindas a Porto Alegre, Pedro Osório foi confirmada como sede da edição deste ano.
Além das Cooperativas Sicredi Fronteira Sul a qual Pedro Osório faz parte, ainda ajudaram e reforçaram o pedido a Unimed Pelotas e Camal (Cooperativa Agrícola Mista Aceguá Ltda) sede em Bagé. Também foi formada uma comissão dos poderes Executivo e Legislativo de Pedro Osório, que trataram desde novembro de 2017 a indicação da cidade e foram escolhidos.
Mais que receber o 11º Festival a cidade também recebeu uma semana antes várias oficinas e palestras sobre o cooperativismo, atingindo todo o público, das crianças até as lideranças, uma aula sobre como é e como ser cooperativista.
O Sescoop - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS) promove a cultura cooperativista e a sustentabilidade das cooperativas. Atua em três áreas para melhorar a qualidade de vida e bem-estar de seus associados, empregados e familiares.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL – APRENDER PARA CRESCEr
Incentiva a formação, qualificação e capacitação profissional, ampliando e fortalecendo a atuação dos associados e empregados das cooperativas. Entre as atividades dessa área estão o desenvolvimento, execução e avaliação de programas de aperfeiçoamento profissional, graduação acadêmica, graduação tecnológica, pós-graduação e qualificação/capacitação profissional. São várias formar de estudar e se aperfeiçoar dentro do cooperativismo!
PROMOÇÃO SOCIAL – CUIDAR PARA FORTALECER
Leva aos trabalhadores das cooperativas e suas famílias iniciativas em educação, saúde, cultura e integração social que se transformam em melhores resultados para toda a comunidade. Uma das atividades de promoção social é o Dia C. Celebrado anualmente, o evento beneficia milhares de pessoas com ações de voluntariado que formam uma grande corrente do bem. Já o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo leva, através da música, a cultura gaúcha e os valores da cooperação para todo o estado.
MONITORAMENTO – ACOMPANHAR PARA DESENVOLVER
Esta área de atuação do Sescoop/RS monitora as cooperativas, orientando para as boas práticas de gestão e governança, buscando seu desenvolvimento sustentável. Cuidando da qualidade da gestão, as cooperativas crescem sem perder o foco na preservação dos princípios cooperativistas.
*com informações do SESCOOP/RS