Geral

Maior Arroz de Leite do Brasil

Por Lennon Carrion
27/11/2007 12:50
Atualizado em 19/09/2017 14:43
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

O RankBrasil homologou na cidade de Pedro Osório – RS, em parceria com o Sindicato Rural das cidades de Pedro Osório e Cerrito – RS, o “Maior Arroz de Leite do Brasil”. O recorde foi alcançado na 34ª Expofeira, que aconteceu entre os dias 21 e 25 de novembro.

Continuar lendo

Publicidade

O RankBrasil homologou na cidade de Pedro Osório – RS, em parceria com o Sindicato Rural das cidades de Pedro Osório e Cerrito – RS, o “Maior Arroz de Leite do Brasil”. O recorde foi alcançado na 34ª Expofeira, que aconteceu entre os dias 21 e 25 de novembro.

Para podermos entender a idéia deste recorde precisamos conhecer a história das duas cidades envolvidas. Elas são vizinhas e a única coisa que as separa é o Rio Piratini.

Pedro Osório fica a 297 km da capital do estado, Porto Alegre, tem uma população de aproximadamente sete mil habitantes, destes, seis mil moram na zona urbana e mil na zona rural. Sua economia é baseada na produção de arroz, melancia, fabricação de tijolos, criação de gado de corte, e ovinocultura.

Cerrito tem uma população aproximada de sete mil habitantes, sendo metade moradores da zona rural, e a outra metade da zona urbana. Sua base econômica é a produção de leite, e a fabricação de tijolos.

Com a intenção de promover a integração entre os dois municípios, o Sindicato Rural resolveu juntar o arroz produzido em Pedro Osório e o leite produzido em Cerrito para a produção do tradicional doce da região, o Arroz de Leite.

Os ingredientes usados para a produção da receita do arroz de leite são, leite, leite condensado, arroz e essência de baunilha. Para a realização da façanha foram utilizadas quantidades imensas dos ingredientes, 1.250 litros de leite, 504 kg de leite condensado, nove litros de baunilha e 160 kg de arroz.

E as grandezas das medidas não param por aí, a panela utilizada para essa receita tinha 15,9 m de circunferência, e 60 cm de profundidade. Utilizaram, ainda, 5 m³ de madeira para o fogo.

O tempo também foi algo muito importante para a realização do recorde, tudo foi realizado minuciosamente, o leite foi despejado na panela ás 4h:45 as manhã, após muito cuidado e dedicação no preparo, ás 12h:30 foi servido a auditora do RankBrasil a primeira porção do famoso arroz de leite, e foi aprovado!

Na parte da tarde a deliciosa sobremesa foi servida a população das duas cidades, foram distribuídos mais de 5.000 copos e as pessoas podiam levar porções em potes para suas casas, o que fez muito sucesso.

Instituições da região também foram beneficiadas com a realização do recorde, a primeira doação foi feita a Associação Beneficente Lar São Francisco de Assis que atende 24 idosos, foram realizadas doações em hospitais, creches, escolas e outros.

O RankBrasil parabeniza e certifica as duas cidades pelo incrível feito e pelo espírito de solidariedade.

Redação: Raquel Susin - 26/11/2007
Fonte: www.rankbrasil.com.br