Fórum

Juiz Diretor do Foro de Pedro Osório é promovido para a Comarca de Pelotas

Por Foro
20/07/2007 11:10
Atualizado em 19/09/2017 14:40
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

O Magistrado Marcelo Malizia Cabral, diretor do Foro de Pedro Osório, foi promovido para o 2.º Juizado da 1.ª Vara Cível de Pelotas.

Continuar lendo

Publicidade

O Magistrado Marcelo Malizia Cabral, diretor do Foro de Pedro Osório, foi promovido para o 2.º Juizado da 1.ª Vara Cível de Pelotas.

O ato de promoção, que se deu por merecimento, foi firmado pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargador Marco Antônio Barbosa Leal, no último dia 11.

O Juiz exercerá suas atividades na Comarca de Pedro Osório até o dia 12 de agosto de 2007, quando entrará em trânsito, assumindo a jurisdição em Pelotas no dia 28 daquele mês.


Histórico do Magistrado

Marcelo Malizia Cabral é Diretor do Foro da Comarca de Pedro Osório, que também jurisdiciona o Município de Cerrito, desde 18.12.1995, quando ingressou na magistratura.

No período, implantou na Comarca o Plano de Gestão pela Qualidade no Judiciário e a metodologia de Gestão Compartilhada.

Coordenou o processo de ampliação das instalações do Foro e marcou sua atuação pelo relacionamento aberto e pela integração com a comunidade.

Além disso, o Juiz coordenou a implantação e o desenvolvimento de projetos sociais que buscam levar cidadania plena à população.

Dentre eles, destacam-se a organização de festas de Natal, com distribuição de brinquedos e alimentos a famílias carentes, eventos realizados com multas oriundas do Juizado Especial Criminal; o "Programa de Interiorização do Judiciário", deslocando a Justiça periodicamente à zona rural; a regularização documental de imóveis através do projeto "More Legal", com a outorga de títulos de propriedade em situações de posses consolidadas; o projeto "Visitas Guiadas ao Foro de Pedro Osório", apresentando as dependências físicas, o funcionamento e a facilidade do acesso ao Judiciário à comunidade; a realização de Casamentos Comunitários e de Rondas da Cidadania, oportunizando o gozo de serviços essenciais de parte da população; o projeto "Eleitor do Futuro", promovendo a reflexão sobre a importância do voto e do processo democrático junto às comunidades escolares; o projeto "Conhecendo a Justiça", realizando sessões do Tribunal do Júri didáticas, nas comunidades em que se deram os fatos em julgamento, com a participação de estudantes e sociedade civil organizada; a realização de tertúlias livres, a montagem de galpão crioulo no Foro e a realização de audiência crioula, em processo real, em praça pública, em homenagem à Semana Farroupilha.

O Magistrado também coordenou o Projeto Cooperativa João-de-Barro, integrante do Projeto Trabalho Para a Vida, da Corregedoria-Geral da Justiça, que garante trabalho para egressos do sistema penitenciário e jovens egressos do cumprimento de medidas socioeducativas de internação, prática vencedora do Prêmio Direitos Humanos 2005, na categoria defesa dos direitos humanos, promovido pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, em conjunto com a Unesco e com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Cabral deixa a Direção do Foro de Pedro Osório com índices de satisfação de 100% dos advogados relativamente ao atendimento e à tramitação dos processos na Comarca e com a marca de 90,36% de satisfação dos servidores no que diz com o ambiente de trabalho, índices verificados em pesquisa realizada nos meses de maio e junho de 2007, que contou com a participação da OAB.

Em decorrência de sua atuação profissional, recebeu diversos prêmios e homenagens no período, nos âmbitos local, regional e nacional.
(Assessoria de Imprensa do Foro de Pedro Osório).