Esportes

Jogão de bola, vem ai o clássico PIFE

Por Rodrigo Netto
30/05/2008 08:52
Atualizado em 19/09/2017 14:40
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

A preparação da equipe esportiva para este final de semana me chamou a atenção, algo esta diferente, afinal o número de profissionais envolvidos irá aumentar, além de outras mudanças, o chefe dos esportes do site Betinho Amaral solicitou mais um fotógrafo, “-pelo menos mais um”, mas então pensei comigo o porquê de tudo isso? A resposta veio rápido e fácil, domingo é dia de Pife. Para aqueles que como eu ainda não conheciam o clássico Pife, esta sigla representa que jogará PIratini x FErro,

Continuar lendo

Publicidade

A preparação da equipe esportiva para este final de semana me chamou a atenção, algo esta diferente, afinal o número de profissionais envolvidos irá aumentar, além de outras mudanças, o chefe dos esportes do site Betinho Amaral solicitou mais um fotógrafo, “-pelo menos mais um”, mas então pensei comigo o porquê de tudo isso? A resposta veio rápido e fácil, domingo é dia de Pife. Para aqueles que como eu ainda não conheciam o clássico Pife, esta sigla representa que jogará PIratini x FErro,

Será o meu primeiro Pife tanto como espectador como trabalhando na cobertura, porem vi a expectativa de quem já acompanha este jogo há mais tempo, ela é muito grande, os torcedores vibram ao falar dos confrontos passados, e isso me despertou um interesse cada vez maior. Tive a idéia de buscar mais dados, mais informações de entender um pouco mais com este jogo, que está esquentando o clima do campeonato.

Desde ontem à noite estou escrevendo esta matéria, muitas pessoas ao saberem que eu estava escrevendo sobre o Pife vieram me procurar na empresa onde trabalho, para dar mais informações, dados e principalmente me colocar no clima que antecede esta partida. Fico agradecido pela atenção, porem já vi que há necessidade de ampliarmos este assunto e em breve estaremos fazendo um resgate histórico, montaremos uma equipe (que contará certamente com o Betinho e Álvaro, mais alguns amigos que serão convidados) e visitaremos craques e personalidades do futebol do passado que jogaram em Pedro Osório e Cerrito e que entre tantos jogos também jogaram o clássico Pife.

Iniciando o clima do jogo, entrevistei o Betinho Amaral Chefe da equipe esportiva do site pedroosorio.net, repórter da rádio Portal Sul FM e um conhecedor do clássico, trouxe um pouco mais de informações para vocês.

Entrevista com Betinho Amaral

O que é o clássico Pife?
O clássico Pife é o Brapel de Pelotas, o Grenal de Porto Alegre ou o Flaflu do Rio, é com certeza um dos grande clássicos da zona sul e um dos mais antigos do futebol amador do estado.

Antigo quanto? Qual é a idade do clássico?
Com o clássico deste domingo se completa 85 anos de grandes jogos, disputas inesquecíveis, títulos conquistados um em cima do outro e de jogadores que se destacaram nesse clássico.

Você tem uma idéia de quanto clássicos Pife já trabalhou?
Como técnico um clássico, que acabou com um empate de 1x1, neste campeonato o Piratini sagrou-se campeão invicto; como homem do rádio com certeza foram mais de trinta clássico, em um total de dezenove anos trabalhando como repórter.

Algum clássico inesquecível que não sai da sua memória? Algum lance ou gol?
Foram dois clássicos, o primeiro no dia 2 de maio de 2004 com a vitória do Piratini por 3x1. Neste jogo o fato que não me sai da memória é o gol marcado pelo garoto Henrique com um chute de fora da área, um golaço inesquecível. O outro clássico foi a decisão da Copa Mustafá Duquia no dia 11 de julho do mesmo ano com a vitória do Ferroviário por 2x1, sagrando-se campeão e quebrando um jejum de muitos anos.

Nos dias atuais quem é o favorito para o clássico?
Clássico não tem favorito, na minha opinião durante um clássico a equipe com menor qualidade dentro de campo pode se superar na garra e na força da camisa vencendo seu tradicional adversário.

Quem sai vitorioso do clássico neste domingo?
O momento melhor é vivido pelo Piratini que tem uma equipe entrosada, jogadores de qualidade e o artilheiro do campeonato, o centroavante Odair. Mas como eu falei anteriormente “clássico é clássico”.

Qual recado final para o torcedor?
Para os torcedores que assim como eu já acompanharam muitos clássicos, e para torcedores que como vão assistir a primeira vez, eu indico se estiverem em Pedro Osório neste domingo, pegue a sua família, seus amigos e vá ao campo, para os que os novos torcedores não perca a chance de conhecer este clássico que meche com o coração dos amantes do futebol desde o vestiário até o apito final do juiz, o clássico Pife é pura emoção.

Sendo você chefe da equipe esportiva do site pedroosorio.net, o clássico Pife terá uma cobertura diferente?
Com certeza, iremos fazer uma cobertura especial procurando acompanhar todos os detalhes deste clássico, antes, durante e após a partida. Trazendo com qualidade e o mais rápido possível os dados do clássico para que todos os internautas que estão fora da cidade possam ter as informações deste grande jogo.

Apresento para vocês agora um resgate histórico deste maravilhoso clássico, pois eu realmente entrei no clima, estou ansioso e aguardando a chegada deste jogo. Reviramos o “BÁU DO BETINHO” e trouxemos com “EXCLUSIVIDADE” os dados dos clássicos Pife de 2003 até os dias de hoje. Todo os créditos dos dados devem ser repassados a Betinho Amaral.

Dia 4 de maio de 2003
4ª rodada da Copa Carlinhos Bitencourt
Ferroviário 1 x 0 Piratini
Equipe do Ferroviário: Jessé, Cristiano, Antonio, Fabio Renato, Chiquinho (Zé), Arizinho (Maicon), Diego, Paulinho, Heber, Marquinhos (Rodrigo) e Juninho (Leonardo). Técnico Humberto Quiroga.
Equipe do Piratini: Magno, Rato, Tiago, Tainha, Esquerda (Henrique), Índio, Anderson, Robson, Tarciso, Dinei (Lulu) e Nestor (Mauro). Técnico Gustavo.
Gol: Juninho (Ferroviário)
Arbitro: Volnei Lucena
Auxiliares: Mauro e Acir

Dia 2 de maio de 2004
5ª rodada da Copa Mustafá Duquia
Piratini 3 x 1 Ferroviário
Equipe do Piratini: Luciano, Netinho, Nizio, Tainha, Esquerda (Dinei), Indio, Anderson, Henrique, Lulu, Naldo (Mauro) e Nestor. Técnico Paulo Genaro.
Equipe do Ferroviário: Pierre, Cristiano, Fabio Renato, Jonas, Chiquinho (Maicon), Marcelinho (Pingo), Batata, Paulinho, Sandro Rosa, Beto e Eder (Roger). Técnico Fernando.
Gols: Índio, Henrique e Nestor (Piratini) e Batata (Ferroviário).
Arbitro: Jairo Turow
Auxiliares: Luiz Peverada e Fluvio Bulbs
Curiosidade: neste clássico o Piratini quebrou um tabu de três anos sem vitória e ficou com a taça cidade de Pedro Osório.

Dia 19 de junho de 2004
5ª rodada (2º Turno) da Copa Mustafá Duquia
Piratini 4 x 2 Ferroviário
Equipe do Piratini: Et, Rato, Tiago, Tainha, Esquerda, Netinho, Mauro, Dinei, Nestor, Lulu e Luciano. Técnico André
Equipe do Ferroviário: Pierre, Cristiano, Fabio Renato (Alex), Jonas (Pingo), Maicon, Marcelinho, Chiquinho, Sandro Rosa, Odair, Vinicius (Roger) e Beto. Técnico Fernando.
Gols: Nestor (3 gols) e Lulu (Piratini) e Fabio e Sandro Rosa (Ferroviário).
Arbitro: Fluvio Bulbs
Auxiliares: Leandro Lopes e Altair Aires
Curiosidade: destaque para o goleiro Luciano que jogou como centroavante.

Dia 11 de julho de 2004
Final da Copa Mustafá Duquia
Ferroviário 2 x 1 Piratini
Equipe do Ferroviário: Pierre, Marcelinho (Cristiano), Fabio Renato, Jonas, Chiquinho, Batata, Sandro Magrão, Paulinho, Sandro Rosa, Odair e Beto. Técnico Fernando.
Equipe do Piratini: Luciano, Rato, Cabral, Tiago, Esquerda, Índio, Netinho, Carlos André (Henrique), Robson, Lulu (Mauro) e Nestor. Técnico André.
Gols: Sandro Rosa (2 gols Ferroviário) e Nestor (Piratini).
Arbitro: Fluvio Bulbs
Auxiliares: Ivan das Neves e Leandro Lopes
Curiosidade: a única vitória nos clássicos do ano deu o título a equipe do Ferroviário.

Dia 24 de abril de 2005
1ª rodada da Copa José Carlos Lima
Piratini 3 x 3 Ferroviário
Equipe do Piratini: Luciano, Tiago (Marcelo), Cristian, Kiti, Esquerda, Anderson, Índio, Henrique, Fabrício, Eder e Everton (Rui). Técnico Paulo Genaro.
Equipe do Ferroviário: Pierre, Diego, Alex, Tainha, Hugomar, Eduardo, Batata, Anderpaulo, Junior, Lulu e Cristiano. Técnico Fernando.
Gols: Índio, Everton e Eder (Piratini) e Diego, Batata e Cristiano (Ferroviário).
Arbitro: Rogério Espilma
Auxiliares: Fernando Gutierres e Paulo Gutierres

Dia 2 de abril de 2006
3ª rodada da Copa Valdir Pedroso
Piratini 1 x 1 Ferroviário
Equipe do Piratini: Et, Kiti, Cristian (Nilier), Tainha, Micael (Lulu), Netinho (Titano), Índio (Bruno), Rato, Henrique, Cristiano e Dinei. Técnico Chicão.
Equipe do Ferroviário: Magno, Tiago Rita, Robson Vellar, Zé Francisco, Chiquinho (Quinho), Batata (Tiago Nunes), Marcelinho, Alex, Robson Valim, Ander (Iugui) e Beto. Técnico Fernando.
Gols: Lulu (Piratini) e Robson Valim (Ferroviário).
Arbitro: Jean Pierre
Auxiliares: Moacir Dias e Luiz Peverada

Dia 14 de maio de 2006
8ª rodada da Copa Valdir Pedroso
Piratini 2 x 1 Ferroviário
Equipe do Piratini: Et, Rato, Netinho, Kiti, Dinei, Anderson, Henrique (Micael), Mamau (Nilier), Everton, Titano e Lulu (Cristiano). Técnico Chicão
Equipe do Ferroviário: Magno, Batata (Iugui), Tiago Nunes, Robson Vellar, Maicon, Marcelinho, Tiago Rita (Quinho), Robson Valim, Heber, Beto (Nataniel) e Claudinho. Técnico Fernando
Gols: Titano e Lulu (Piratini) e Marcelinho (Ferroviário).
Arbitro: Eduardo Maia
Auxiliares: Paulo Caetano e Carlos Cunha

Dia 4 de junho de 2006
Final – 1º jogo da Copa Valdir Pedroso
Piratini 0 x 0 Ferroviário
Equipe do Piratini: Et, Rato, Cristian, Tainha, Dinei, Índio, Henrique, Everton (Nilier), Cristiano (Micael), Lulu (Kiti) e Titano. Técnico Chicão.
Equipe do Ferroviário: Magno, Robson Valim, Robson Vellar (Zé Francisco), Tiago Nunes, Heber, Marcelinho (Nataniel), Batata, Tiago Rita, Sandro Rosa, Odair e Claudinho (Beto). Técnico Fernando.
Arbitro: Rogério Espilman
Auxiliares: Moacir Gotuzzo e Luiz Peverada

Dia 11 de junho de 2006
Final – 2º jogo da Copa Valdir Pedroso
Piratini 1 x 1 Ferroviário
Equipe do Piratini: Et, Rato, Kiti, Cristian, Dinei, Anderson, Henrique, Everton (Micael), Cristiano (Nilier), Titano e Lulu. Técnico Chicão.
Equipe do Ferroviário: Magno, Quinho (Maicon), Alex, Tiago Nunes, Batata, Tiago Rita, Marcelinho, Robson, Beto (Nataniel), Heber (Ander) (Iugui) e Claudinho. Técnico Fernando.
Gols: Lulu (Piratini) e Claudinho (Ferroviário)
Arbitro: Jean Pierre
Auxiliares: Luiz Peverada e Paulo Gutierrez
Curiosidade: na decisão por pênaltis o Piratini venceu por 4 x 2. Dinei, Henrique, Nilier e Titano marcaram, Cristian errou pelo Piratini. Claudinho e Alex marcaram e Robson e Maicon erraram as cobranças pelo Ferroviário.

Dia 8 de abril de 2007
3ª rodada da Copa Jayme Pons
Piratini 3 x 0 Ferroviário
Equipe do Piratini: Rafael, Rato, Henrique, Tiago Rita, Fabiano (Kiti), Anderson, Indio (Quinho), Everton, Odair, Titano, Nestor (Michel). Técnico Alvaro
Equipe do Ferroviário: Magno, Rafael (Diego) (Torteli), Alex, Tiago, Samuel, Marcelinho, Paulinho, André (Maicon), Heber, Alex Nunes, Maicon. Técnico Fernando.
Gols: Rato, Alex (contra) e Odair (Piratini)
Arbitro: Rogério Espilma
Auxiliares: Luiz Peverada e Maicon Zuge