Já começou a campanha de vacinação de idosos
Começou no último dia 23, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Como acontece desde 1999, os idosos são o público-alvo do Ministério da Saúde.
Publicidade
Começou no último dia 23, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Como acontece desde 1999, os idosos são o público-alvo do Ministério da Saúde.
O objetivo é vacinar pelo menos 70% dos brasileiros com mais de 60 anos - o que significa 11,1 milhões de pessoas. No ano passado, 13,5 milhões de idosos foram imunizados.
Segundo Eduardo Hage Carmo, diretor da Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, os idosos podem procurar, até o dia 4 de maio, os 65.600 postos de vacinação distribuídos em todo o país para receber a imunização gratuitamente. Foram investidos mais de R$ 140 milhões no projeto neste ano.
A vacina protege contra três tipos de vírus que provocam a influenza (nome usado pelos médicos para identificar a gripe).
Atualmente, o medicamento vem do exterior e é envazado no Brasil. Neste ano, a novidade será a inauguração de uma fábrica de vacinas contra influenza no Instituto Butantã, em São Paulo. A idéia é baratear a produção e conseguir atingir um público mais abrangente nas campanhas de vacinação a partir do ano que vem.
"Pode ser que as crianças ou um público a partir dos 50 anos, por exemplo, comecem a receber as doses gratuitamente nos próximos anos", diz ele.
Dúvidas
O que é influenza?
É uma doença causada por um vírus e que provoca febre alta, mal-estar, dor no corpo e tosse. A principal preocupação dos médicos é que ela pode evoluir para quadros mais graves como pneumonia.
Gripe é a mesma coisa que resfriado?
Não. Segundo Toniolo Neto, as duas doenças são causadas por vúris diferentes, a gripe tem um início súbito e, geralmente, acontece nos meses mais frios do ano. "O resfriado tem um início lento, as pessoas começam a passar mal aos poucos", diz ele. O tratamento também é diferente: as pessoas gripadas tomam antivirais. Já o resfriado geralmente é tratado com remédios para amenizar os sintomas.
Quais as outras doenças que podem ser confundidas com a influenza?
A rinite alérgica, a bronquite, a sinusite e a pneumonia podem ser confundidas com a gripe. A principal diferença entre a gripe e as outras doenças é a sazonalidade (a influenza costuma atingir as pessoas no outono e no inverno). O médico deve ser procurado para o diagnóstico correto.
A vacina vai me deixar gripado (a)?
Não. É comum que as pessoas tenham uma reação no primeiro dia após a imunização. Mas, de acordo com Carmo, do Ministério da Saúde, não há registro de pessoas que tiveram complicações em decorrência da vacina.
Quem toma a vacina pode ficar gripado?
Sim, porque a vacina protege contra os três tipos de vírus que anualmente fazem parte da sua composição. Se a doença for provocada por algum vírus que passou por mutação, pode ser que a pessoa seja contaminada. Mesmo assim, a vacinação diminui a gravidade da gripe e, portanto, as chances de complicações e óbitos.
Posso me vacinar se estiver doente ou tomando outros medicamentos?
Os médicos dizem que não há problema.
Como a gripe é transmitida?
Pode ser de forma direta (por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada) ou de forma indireta (as mãos, após contato com superfícies contaminadas, podem carregar o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos).
Como é feita a prevenção?
A melhor maneira de evitar a contaminação é tomar a vacina. Além disso, as pessoas mais vulneráveis devem evitar contato com pessoas doentes.
FONTE: EPTV