Geral

Governador Tarso Genro cumpre agenda em Pedro Osório

Foram entregues 6 automóveis e um trator

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
19/09/2013 21:33
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Nesta quarta-feira, dia 18, o Governador do RS Tarso Genro, esteve na cidade de Pedro Osório para fazer a entrega de seis automóveis e de um trator para seis municípios da região. Com inicio da cerimonia prevista para as 18h houve um atraso de 45min na chegada do Governador, que chegou de ônibus, acompanhado de diversos Deputados, Secretários e Assessores.

Continuar lendo

Publicidade

Nesta quarta-feira, dia 18, o Governador do RS Tarso Genro, esteve na cidade de Pedro Osório para fazer a entrega de seis automóveis e de um trator para seis municípios da região. Com inicio da cerimonia prevista para as 18h houve um atraso de 45min na chegada do Governador, que chegou de ônibus, acompanhado de diversos Deputados, Secretários e Assessores.

Imediatamente o Governador subiu ao palco para começar a cerimonia de entrega. Pedro Osório recebeu um trator da Consulta Popular de 2011, no valor de R$120.000,00.

Depois seis municípios foram beneficiados com a entrega de um automóvel Fiat Doblô, equipadas com tambor para transporte de mostras genéticas. Os veículos fazem parte do Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite – DISSEMINA, um programa da Fepagro – Fundação Estadual de Pesquisa, Secretaria Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS e apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal.

Foram seis municípios contemplados, Pedro Osório, Cerrito, Herval, Piratini, Canguçu e Jaguarão. Na solenidade receberam a chave do automóvel das mãos do Governador Tarso Genro, do Secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio Luiz Fernando Mainardi e do Diretor-Presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos.

O programa DISSEMINA

O programa busca a excelência na produção da carne gaúcha e a sua valorização pelos aspectos diferenciais do Rio Grande do Sul. Além de disponibilizar novas tecnologias aos pecuaristas. Para dar suporte à atividade, a Fundação Estadual de Pesquisa Agrpecuária (Fepagro) instituiu o Centro de Biotécnicas Reprodutivas (CBR), formado pela Central Riograndense de Tecnologia de Embriões (CRTE).


O Centro terá como função primordial garantir a qualidade da carne gaúcha e o acesso aos mercados nacional e internacional. O CBR dará apoio à pecuária de leite que constitui, cada vez mais, em um importante arranjo produtivo local em diversas regiões do Estado.


O programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite -denominado Dissemina- trabalha, com o CBR, em parceria com os municípios no melhoramento genético do rebanho bovino gaúcho, contribuindo para o desenvolvimento das cadeias produtivas da pecuária de corte e leite, em especial ao sistema de agricultura e pecuária familiar.


O Dissemina tem como meta a adesão de 150 municípios até o final de 2014. Serão disponibilizados 300 mil doses de sêmen e nitrogênio a preço subsidiado e treinamento dos responsáveis técnicos pelo programa nos municípios conveniados. Os técnicos devem ter formação em Medicina Veterinária, Zootecnia ou Agronomia e contar com inseminadores capacitados. As equipes técnicas participam de Curso de Aperfeiçoamento sobre Melhoramento Genético de Rebanho Bovino promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Fepagro. Os inseminadores devem apresentar certificado de capacitação com carga mínima de 40 horas.

(Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio)