Foro de Pedro Osório promove atividade para a melhoria de qualidade de vida da equipe de trabalho
Na última terça-feira, 26/6, o Foro de Pedro Osório iniciou as atividades relacionadas à promoção do bem-estar e à melhoria da qualidade de vida dos servidores da Comarca.
Publicidade
Na última terça-feira, 26/6, o Foro de Pedro Osório iniciou as atividades relacionadas à promoção do bem-estar e à melhoria da qualidade de vida dos servidores da Comarca.
Durante a manhã, a Terapeuta Ocupacional Miriam Gastaldo, que atua junto ao Tribunal de Justiça do Estado, ministrou a palestra Programa de saúde ocupacional, atividades laborais e doenças relacionadas ao trabalho, com enfoque direto nas questões relacionadas aos servidores do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul.
A atividade, que é a primeira de uma série de ações destinadas à melhoria do desempenho no trabalho e ao bem-estar geral do grupo de trabalho do Foro de Pedro Osório, aconteceu no Salão do Tribunal do Júri e contou com a presença de servidores, estagiários, voluntários e colaboradores da Casa.
A terapeuta, durante a abordagem de problemas comuns relacionados ao desgaste físico e psíquico dos servidores, ofereceu opções para a melhoria da qualidade de vida, tais como: alongamentos, correções de postura, auxílios psicológicos, atividades laborais, dinâmicas de grupo, dentre outros.
Após desenvolver sobre patologias como stress, depressão e desgaste das regiões corporais, Miriam finalizou explicando que os problemas devem ser tratados não somente em seus sintomas, destacando a importância de que tenham suas causas detectadas, prevenidas e previamente banidas.
De acordo com Ângela Borges de Carvalho, estagiária, a iniciativa de proporcionar palestras e atividades relacionadas à saúde beneficia muito a equipe, aproximando-a de soluções práticas para os problemas do cotidiano. "Além de tudo, a melhoria no relacionamento interpessoal e o aumento da produtividade são resultados que temos sentido e alavancam projetos inovadores como este", finalizou.
Mestre na área de Saúde Ocupacional e trabalhando há 20 anos com o tema, Miriam Gastaldo desenvolve projetos relacionados à terapia ocupacional. "A queda nos índices de afastamento do trabalho devido a doenças e a melhoria no relacionamento entre os colegas são os resultados do meu trabalho", ressaltou a terapeuta.
Na avaliação do Juiz Diretor do Foro, Marcelo Malizia Cabral, "investir no servidor, dando-lhe condições de desenvolver um melhor trabalho, com equipamentos e treinamento adequados, bem como promovendo ações que redundem em seu bem-estar e na melhoria de sua qualidade de vida é um dos caminhos a serem trilhados para uma melhor prestação de serviço à sociedade".
Dando continidade ao Programa de Melhorias na Qualidade de Vida da Equipe de Trabalho, o Foro de Pedro Osório estará convidando profissionais das áreas de saúde, cultura, educação, relacionamento, dentre outras, a participar de encontros realizados nas terceiras terças-feiras de cada mês, durante o horário de expediente interno do Foro.
(Osiris Reis, assessoria de imprensa).