Artes

Encontro dos Cantadores

Por Rodrigo Netto
23/04/2007 14:55
Atualizado em 19/09/2017 14:42
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Encerrando as atividades de comemoração do aniversário do município, foi realizado ontem à noite na Câmara de Vereadores de Pedro Osório o Encontro dos Cantadores.

Continuar lendo

Publicidade

Encerrando as atividades de comemoração do aniversário do município, foi realizado ontem à noite na Câmara de Vereadores de Pedro Osório o Encontro dos Cantadores.

Victor Batista e Pedro Munhoz realizaram um show para os felizardos que foram conferir. Tocando músicas de suas autorias apresentaram um trabalho que foi muito aplaudido e deixaram um gostinho de quero mais.

Fomos atrás de informações sobre estes cantadores e apresentamos um pouco mais sobre cada um.

Victor Batista - Victor Batista é compositor, cantor, violeiro, pesquisador da Cultura Popular e produtor musical; mineiro da região da Zona da Mata; ex-componente da Orquestra Mineira de Violas, dos grupos Pára-Folclóricos Sarandeiros e Congá - UFMG. Em Produções fonográficas dirigiu as gravações da Orquestra Mineira de Violas – “Concerto Caipira” e o CD do setor de educação do MST - “Cantares da educação do Campo”.
Lança o primeiro CD “Além da Serra do Curral”. Neste, Victor Batista mostra o seu trabalho individual com músicas inéditas, releituras de clássicos, passando pelo universo erudito, retratando a Música Brasileira. A Viola Caipira é o instrumento mais presente neste trabalho e remete à sua história, através de arranjos que reencontram com suas referências, suas raízes. Um passeio entre o universo da música brasileira e Ibérica, com melodias que demonstram o parentesco mais próximo da Viola Caipira com sua origem européia.
Em seu show, que leva o título do CD, Victor Batista canta músicas de sua autoria, canções da Cultura Popular brasileira, sul-americana e algumas releituras de compositores já consagrados como: Tião Carreiro, Zequinha de Abreu, Paulinho Pedra Azul, Almir Sater, Victor Jara entre outros, com variações de ritmos do universo musical a partir de suas influências que vão da valsa à folia, com a ousadia na utilização de ritmos ibéricos, sem perder a originalidade do som da Viola Caipira. Um show que demonstra uma vertente jovem do instrumento através da Cultura Popular Sul-americana e que leva o ouvinte a uma reflexão da atualidade e o acolhe numa viagem às suas origens e ao seu verdadeiro “Ser Caipira”, em defesa de uma América do Sul sem fronteiras.
FONTE: http://violeirovictorbatista.blogspot.com/

Pedro Munhoz - O mais moço dos três filhos do "seu Pedro Barbosa e da Dona Cila" desde cedo já demonstrava interesse pela música e poesia. Autodidata, em 1976 aprendeu os primeiros acordes de violão. Um tempo depois caiu no mundo em busca de suas respostas. Gravou o primeiro CD em 1998 (Pedro Munhoz Encantoria). Com o violão, espalha seu canto por onde passa. Já atuou no Uruguai, Canadá, Cuba, França, Chile, Itália, entre outros. Constantemente percorre o país com a mesma missão, levando a reflexão das questões humanas e sociais. Pesquisador permanente, suas melodias e canções expressam a vivência de suas andanças. Um trovador por excelência.
A pequena cidade, o circo e os parques de diversão que vez por outra por lá chegavam, o cinema do "seu Rudi" e o mundo encantado das matinês, as peças teatrais do Tio Jaime, os livros, a política, a cultura e as artes cotidianamente presentes em casa. O grupo escolar, o ginásio São José, os banhos de rio, tocar violão na praça. Um pouco do mundo do menino Pedro, nascido dia 16 de fevereiro de 1961, em Barra do Ribeiro, estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
FONTE: http://www.pedromunhoz.mus.br/