Emater realiza palestra para integrantes do Hiperdia
Foi explanado sobre a importância do reconhecimento das plantas biotivas.
Publicidade
Na última terça-feira (19), o técnico da Emater-RS/Ascar, Ronaldo Maciel, realizou uma palestra, baseada na RDC 10 da Anvisa, para os participantes do grupo Hiperdia composto por pessoas diabéticas, hipertensas e idosos. O evento aconteceu no Centro Comunitário do bairro Brasília, tendo sido promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através do grupo de profissionais de saúde da Unidade Básica do referido bairro.
O Hiperdia é um programa da Prefeitura Municipal coordenado pela Secretaria de Saúde e tem por objetivo efetuar o acompanhamento dos portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus e trabalhar a promoção em saúde, tornando cada indivíduo um multiplicador de saber.
Na oportunidade, foi explanado sobre a importância do reconhecimento das plantas biotivas, as formas de armazenamento e ainda, quais as indicadas para auxiliar no controle da hipertensão e diabetes, e também as suas contra indicações.
Foi amplamente discutido sobre a forma correta de coleta das plantas, indicações para uso interno ou externo e seus cuidados, assim como o uso da planta in natura, sem recomendação médica que pode gerar riscos à saúde.
De acordo com a Secretária Gizeli Godinho, essa parceria com a Emater surgiu através do projeto de Fomento à Inclusão Produtiva que integra o Plano Brasil Sem Miséria e o RS Mais Igual e faz parte de uma articulação envolvendo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Emater/RS-Ascar.
O RS Mais Igual é um programa de erradicação da pobreza extrema no meio rural, que pretende promover a inclusão social e econômica das famílias, visando produção para o autoconsumo e a comercialização do excedente.