Município

Educação dos municípios é debatida em Pedro Osório

Por Gabriela Stigger
31/07/2007 17:23
Atualizado em 19/09/2017 14:42
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Secretários de Educação da Zona Sul reuniram-se ontem, 31, em Pedro Osório.

Continuar lendo

Publicidade

Secretários de Educação da Zona Sul reuniram-se ontem, 31, em Pedro Osório.

O encontro, realizado mensalmente pela Coordenadora dos Dirigentes Municipais da Azonasul, Sônia Tissot, secretária de Educação de Rio Grande, tem o objetivo de tratar sobre os assuntos abordados nas reuniões, também mensais, da Famurs.

Em pauta estiveram: Assinatura do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação; Pró infância; PDE/Escola com enfoque nas 7085 escolas prioritárias que obtiveram menor IDEB; Piso Salarial; Conferência Nacional de Educação - Conferências Estaduais até novembro de 2007; Resolução 63 – Educação no Campo; Saber sobre Municipalização; Aumentar o número de secretários participando das reuniões da UNDIME/FAMURS em Porto Alegre; Curso FUNDEB na última semana de agosto em Porto Alegre.

A grande preocupação dos secretários municipais está relacionada ao PDE – MEC, seus métodos de avaliação do ensino e o comprometimento das prefeituras com a execução de ações exigidas ao todo sem ponderar a realidade de cada região e/ou município.

Para a Coordenadora Sônia Tissot, em cada região os municípios devem ser vistos como unidades, executando as ações necessárias ao desenvolvimento da educação de acordo com a realidade em que estão inseridos.

Referindo-se aos métodos utilizados pelo governo Federal para executar e avaliar a educação, o prefeito de Pedro Osório, Dr. Moacir Otílio Alves, que também participou da reunião, disse que a grande dificuldade enfrentada deve-se às exigências feitas “de cima para baixo”. “Quem tem conhecimento da real situação de cada município somos nós, prefeitos e secretários de educação”, argumentou o Prefeito.