Geral

Do Futuro até as Lideranças

Lideranças da Região e Atividades para crianças

Por Rodrigo Netto
29/11/2018 10:23
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Na manhã de sábado dia 17, marcou atividades para a geração do futuro, (grupo de Crianças) até os Lideres da Zona Sul, em dois ambientes o cooperativismo foi tratado,  ensinado e debatido, apresentando uma nova visão sobre o cooperativismo.

Continuar lendo

Publicidade

Na manhã de sábado dia 17, marcou atividades para a geração do futuro, (grupo de Crianças) até os Lideres da Zona Sul, em dois ambientes o cooperativismo foi tratado,  ensinado e debatido, apresentando uma nova visão sobre o cooperativismo.

Programa A União Faz a Vida e Eco Cooperação

No Ginásio de Esportes 3 de Abril, o grupo de crianças participou de atividades e dinâmicas do Programa A União Faz a Vida, conduzido pela Sicredi Fronteira Sul. O Programa realizado pelo Sicredi desde 1994 tem como objetivo desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Em seguida, a educadora ambiental Samara Arsego Guaragni apresentou o Programa Eco Cooperação, realizado pela Fundação Aury Bodanese, Cooperativa Central Aurora Alimentos e Sescoop/RS, que executa ações de educação ambiental que promovam o despertar da importância da conservação e preservação dos recursos naturais, buscando a cooperação e a conexão harmônica com o meio ambiente.

Lideranças da região

O Salão Paroquial Padre Lazzaroto de Pedro Osório recebeu o grupo de dirigentes de cooperativas e lideranças da região. Em sua explanação, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, falou sobre as Potencialidades do Cooperativismo Gaúcho e destacou a importância do setor no desenvolvimento econômico e social do Estado.

“Tivemos um ano de resiliência econômica, imposta pela recessão. Reconhecemos também que nossas cooperativas tomaram decisões importantes para projetar o seu futuro em um cenário difícil. Por serem sociedades constituídas por pessoas, e não por capital financeiro, as cooperativas constroem e projetam seus investimentos numa proposta de crescimento com base na mútua colaboração. É nisso que acreditamos. É isso que fortalece e sustenta o setor cooperativista”, afirmou o presidente do Sistema Ocergs- Sescoop/RS, Vergilio Perius.

Mesmo diante de um cenário de retração econômica, Perius ressaltou que as cooperativas aumentaram seus postos de trabalho no Estado, com geração de 61,8 mil empregos diretos. Desses, 90,8% concentra-se nos ramos Agropecuário, Saúde e Crédito.

Experiências de Gestão e Educação Cooperativa

As autoridades, dirigentes e lideranças da região assistiram na sequência painéis sobre o tema “Experiências de Gestão e Educação Cooperativa”. Representando os ramos Crédito, Saúde e Agroepcuário, os painelistas foram o presidente da Sicredi Fronteira Sul, Geraldo Ott Filho, o presidente da Unimed Pelotas, Luis Olímpio Dias Jordão e o presidente da Camal, Sieghard Ott, respectivamente.

 

*com informações do SESCOOP/RS