Diário de Cuiabá - A chegada ao lar
Publicidade
O que dizer da calorosa recepção que os alunos e professores do GV tiveram o prazer e a honra de receber de centenas de pessoas pelas ruas de nossa cidade. Muitas abanavam das janelas, calçadas, pátios e sacadas pelas ruas e casas pelas quais a carreata, com direito a carro de bombeiros e uma impressionante carreata que, do caminhão, nunca vimos o final, independente da avenida e ruas que passamos pelo centro da cidade, como Alberto Pasqualine, Presidente Vargas, Rua das Flores, Pascoal Marchese, etc... Culminando na Praça Antônio Satte Alam, no altar da pátria.
Imagino o quanto a visão de tudo aquilo ficará nas lembranças desses garotos. A quantia de abraços que me foram dados quando descemos da van? Alguns, apertados, outros demorados, até lágrimas rolaram. Sinceramente, nunca senti emoção igual aquela ali. Imagina os guris então... Em cima do caminhão dos bombeiros, ao som da sirene e escoltados pela Brigada Militar, que deram um brilho especial à recepção e à carreata, os sorrisos estampados nos rostos das professoras Simone La Rosa, Karen Ximendes, Carmem Lucia Sanches Vitoria e Naína Lima se misturaram aos dos meninos Jerônimo Schoffer, Ruan Avila, Valtistone Ávila, Adriano Botelho, Gabriel Santana, Bruno Parodes, Iago Ribeiro, Igor Vilela, Mateus Moraes e Lucas Rabassa e ao meu, é claro.
Uma demontração de reconhecimento de um povo unido que jamais poderia ser vencido. Melhor do que termos sido campeões municipais; melhor que sermos; campeões da região Pelotas; depois de ser campeão da macro região Bagé- Rio Grande – Pelotas e melhor do que ter sido campeão da seletiva estadual que classificava para as Olimpíadas Escolares de Cuiabá, pois o estadual dos JERGS será dias 10/11/12 de dezembro, agora segunda-feira: um pitbull feliz é um pitbull cansado ); depois de tudo isso, o melhor que aconteceu foi aquele montão de gente, de motos, carros e bicicletas que nos acompanharam pelo centro da cidade, e todas as pessoas que abanavam pelas ruas, calçadas e casas de nossa pequena e honesta cidade.
Lembrei de quando tudo isso começou, há muito tempo atrás, com o convite da professora Carmem ainda no colégio Pedro Brizolara, para treinar e acompanhar nossos jovens atletas pedrosorienses nas seletivas para os JERGS- Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. Deu no que deu, Carmem. Graças a Deus, pude me fazer necessário novamente no GV Estadual. Novamente por causa dela, mais a professora Karen e a voluntariosa professora Naína. Professore, funcionários e direção do nosso amado Colégio Estadual Getúlio Vargas, o GV, apoiando e organizando tudo, o prefeito municipal, a secretária de educação e a direção da escola municipal General Osório, que me liberou para poder acompanhar, o Sr.
Cláudio Caldas e seu programa Trajeto Verdade, que me levou até o estado do Mato Grosso para poder fazer parte deste único e ímpar momento de união de uma, quiçá duas, comunidades.
Porfim, repito o antigo dito do educador Paulo Freyre:
“Sonho que se sonha sozinho, é só um sonho, mas sonho que se sonha junto, vira realidade”.
Pedro Osório, terra de gente que na guerra não se entrega. Terra de irmãos.
<!-- AddThis Button BEGIN -->
<div class="addthis_toolbox addthis_default_style ">
<a class="addthis_button_facebook_like" fb:like:layout="button_count"></a>
<a class="addthis_button_tweet"></a>
<a class="addthis_counter addthis_pill_style"></a>
</div>
<script type="text/javascript">var addthis_config = {"data_track_addressbar":true};</script>
<script type="text/javascript" src="http://s7.addthis.com/js/250/addthis_widget.js#pubid=ra-4e4c1ba6674c2dc7"></script>
<!-- AddThis Button END -->
<!-- Inclua esta tag onde desejar que o botão +1 seja exibido -->
<g:plusone></g:plusone>