Cultura

Desfile da Pátria em Pedro Osório

Homenageado Municipal foi o Ex-Prefeito Funari

Por Rodrigo Netto
21/11/2018 07:01
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Em uma tarde agradável de muito sol e calor, o Desfile da Pátria de Pedro Osório, inicialmente marcado para às 14h teve uns 45min de atraso. Perto das 15h o desfile teve o seu inicio e contou com a presença das escolas municipais, estaduais e particulares, além da Banda Marcial do Município e também Bandas Visitantes.

Continuar lendo

Publicidade

Em uma tarde agradável de muito sol e calor, o Desfile da Pátria de Pedro Osório, inicialmente marcado para às 14h teve uns 45min de atraso. Perto das 15h o desfile teve o seu inicio e contou com a presença das escolas municipais, estaduais e particulares, além da Banda Marcial do Município e também Bandas Visitantes.

O desfile começou com a apresentação da Banda do Colégio Militar Tiradentes da cidade de Pelotas. Depois foi a vez da EMEI Castelinho do Saber, que abrilhantou o desfile com a performance das pequenas balizas. depois os pequenos ainda tocaram no assunto da cidadania, ainda teve a homenagem ao Ex-Prefeito Funari, uma réplica da Estação ferroviária, atualmente Prefeitura Municipal cercada por alunos fardados, que também traziam a seguinte frase na faixa, Servir a Pátria uma ato de cidadania.

Depois passou na avenida os Projetos da Prefeitura, Viva a Vida do CRAS, primeiro o futebol, seguido do Taekwondo e Hapkido, onde os alunos do município podem participar da atividade esportiva fora do seu horário de escola. Alguns moradores do Lar São Francisco de Assis, tiveram a oportunidade de ver e também de desfilar em uma camionete.

EMEF General Osório surgiu em seguida, com a sua própria banda marcial, comemorando 50 anos da escola, fez homenagem ao Programa Saúde da Família, ao Centro Cultural Pasquale Marchese, ao Bairro Novo Tempo, que foi criado pelo homenageado Funari, ainda fez referencia a Implantação do Programa de Fruticultura, o homenageado Nacional Projeto Rondon que completa 50 anos e ao Índio Vivo.

EEEF Dr. Pedro Brizolara de Souza, foi a próxima escola no desfile, as balizas vieram a frente das Bandeiras, em seguida um desenho do homenageado Municipal Edidem Funari de Lima, depois os alunos pediam PAZ, como um ato de cidadania e os alunos carregando pombas de papel.

Depois foi a vez do Colégio Estadual Getúlio Vargas, que trouxe a frente as balizas, seguidas das bandeiras e seus guardiões, a Banda Marcial do colégio, e os alunos, um deles ainda portava a bandeira do CTG  do Colégio denominado Jayme Caetano Braum.

Em seguida surgiu para o desfile EMEF Getúlio Vargas, com as bandeiras, depois a banda marcial, as balizas e os alunos fazendo as homenagens. O primeiro homenageado foi Funari, político, empresário, empreendedor de um novo tempo em Pedro Osório, dizia a faixa com a foto e a Prefeitura de fundo, depois foi a vez da cidadania e educação, inclusive com uma faixa com a frase de Tancredo Neves, "Cidadania não é uma atitude passiva, mas ação permanente, em favor da comunidade", depois homenagem a nível estadual a Justiça Militar do RS, homenagem a nível nacional Projeto Randon "Morrer se preciso for, matar nunca", e finalizando o seu desfile apresentou o projeto Ogrus de jogo de xadrez realizado na escola.

Finalizando o Desfile a Chama da Pátria se fundiu com a Chama Crioula através dos gaúchos responsáveis por representar Pedro Osório na busca da Chama que ocorreu na cidade de Iraí.

O filho do homenageado o Jornalista Iram Lima, no ato representando os demais familiares e amigos do Ex-Prefeito Edidem Funari de Lima fez o uso da palavra, onde agradeceu a homenagem e o mesmo recebeu do Governo Municipal um certificado da homenagem para eternizar este ato. O desfile se encerrou com o arriamento das bandeiras no altar da pátria.