Cooperativa João-de-Barro e Foro de Pedro Osório realizam mais um Dia da Solidariedade
O Município de Pedro Osório receberá a ação solidária da Cooperativa João-de-Barro e do Poder Judiciário que, em conjunto, realizam mais um Dia da Solidariedade no próximo domingo (01/04), na Praça Antônio Satte Alam, das 8 às 17 horas.
Publicidade
O Município de Pedro Osório receberá a ação solidária da Cooperativa João-de-Barro e do Poder Judiciário que, em conjunto, realizam mais um Dia da Solidariedade no próximo domingo (01/04), na Praça Antônio Satte Alam, das 8 às 17 horas.
A ação consiste na oferta periódica de serviços a instituições beneficentes e órgãos e locais públicos de parte dos associados da Cooperativa.
No próximo domingo, um mutirão formado por 15 sócios da Cooperativa João-de-Barro estará embelezando a Praça central de Pedro Osório.
Serão efetuados corte de grama, poda de árvores, limpeza de bancos, passeios e jardins, pintura de cordões de calçadas, de brinquedos, além de pequenos reparos que se mostrem necessários no quarteirão.
A participação do Judiciário consistirá na elaboração do almoço para a equipe de trabalho e no fornecimento de equipamentos e materiais para a realização dos serviços.
O ato também contará com a participação da Prefeitura, que fornecerá ferramentas para as atividades.
Para o presidente da Cooperativa, André Luiz de Souza Mendes, o Dia da Solidariedade representa “uma forma de ajudar a sociedade. Como algum dia nós fizemos alguma coisa errada e não temos forma de pagar a ela, então pagamos com ajuda. Além disso, estamos conseguindo sentir o gosto de ajudar o próximo”, sintetizou.
A expectativa é que a ação se desenvolva em outros fins-de-semana ao longo do ano.
Histórico:
As ações do Dia da Solidariedade iniciaram no ano de 2005 e desde então já foram contemplados com os serviços da Cootrajoba a Assistência Social Corte São José, de Pedro Osório, e a Escola Municipal São Miguel, de Cerrito.
Segundo o Juiz de Direito Diretor do Foro de Pedro Osório, que coordena o Projeto Cooperativa João-de-Barro, Marcelo Malizia Cabral, “os associados ficaram realizados. Eles se sentiram muito gratificados com a possibilidade de darem um pouco de si ao próximo. Experimentaram, realmente, solidariedade e amor ao semelhante. Trabalharam todo o dia com mais ânimo do que se estivessem sendo pagos pelas atividades desenvolvidas. E saíram gratificados e valorizados. É um resgate de auto-estima e de cidadania. O sentimento de poder dar algo é muito importante. Foi uma experiência sensacional”.
A Cootrajoba:
Criada no ano de 2003, em Pedro Osório, RS, integra o Projeto Trabalho para a Vida, da Corregedoria-Geral da Justiça. Garante trabalho e renda para egressos do sistema prisional, adolescentes egressos do cumprimento de medidas com privação de liberdade, e familiares de presos, que trabalham na produção de tijolos, telas em arame, tanques, pias, sanitários e na prestação de serviços de pintura, limpeza e jardinagem. Verificam-se reduzidos índices de reincidência quanto àqueles que a ela aderem. A ação ganhou o Prêmio Direitos Humanos 2005, na categoria Defesa dos Direitos Humanos, uma promoção da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e com a Unesco.