Geral

Começou o Dia do Desafio

Por Rodrigo Netto
29/05/2007 21:40
Atualizado em 19/09/2017 14:40
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

No primeiro minuto do dia logo após a meia noite começou o Dia do Desafio. Pedro Osório concorrendo pelo segundo ano consecutivo, deu início as atividades com uma partida de futsal no ginásio 3 de abril. Comandados pelo Prof. de Educação Física Márcio Fiori, muitos jovens encararam a baixa temperatura para ajudar a cidade na disputa.

Continuar lendo

Publicidade

No primeiro minuto do dia logo após a meia noite começou o Dia do Desafio. Pedro Osório concorrendo pelo segundo ano consecutivo, deu início as atividades com uma partida de futsal no ginásio 3 de abril. Comandados pelo Prof. de Educação Física Márcio Fiori, muitos jovens encararam a baixa temperatura para ajudar a cidade na disputa.

As atividades se extenderão pelo longo do dia e todos os interessados em participar podem ir ao ginásio de esporte. Várias equipes estão monitorando as atividades. A equipe do Prof. Márcio conta com 20 monitores, todos jovens da cidade e que foram voluntários para ajudar a realização do evento.

Além de futsal, outras atividades estão previstas para o longo do dia como handebol e vôlei. "A população pode vir participar, desejamos que todos participem, crianças, jovens, idosos não existe limite de idade, pode ser uma caminhada, é só vir até o ginásio que um dos monitores acompanha e ajuda na atividade" destacou Márcio. As atividades vão até às 20:30h.

Este ano Pedro Osório enfrenta neste desafio a cidade de San José Chacayá, da Guatemala. O desafio que consiste em colocar o maior número de habitantes (porcentagem) da cidade em atividades físicas de pelo menos 15 min, não dá prêmio a cidade vencedora, mas conta com o apoio da Unesco e tem como principal objetivo a luta contra o sedentarísmo(falta de exercício).

No ano passado Pedro Osório colocou em atividade 22,49% da população e venceu a disputa contra a cidade Colômbiana de Une que obteve 19,06%. Pedro Osório foi juntamente como outras duas cidades os representantes da zona sul neste desafio mundial. Este ano o número de cidades participasntes na zona sul aumentou muito, valorizando ainda mais a luta contra o sedentarísmo. Participe deste Desafio, ajude sua saúde e sua cidade!!


CONHEÇA O QUE É:
Dia Mundial da Atividade Física

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos.

Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.

Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes.

Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.


COMO TUDO COMEÇOU?

No inverno de 1983 , quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio dali em diante. Porém, o inverno de temperaturas baixas levou à transferência da atividade para o mês de maio, início do verão no Hemisfério Norte.

Assim, o Dia do Desafio passou a realizar-se todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes.