Escola Sagrado Coração de Jesus

Colégio das Irmãs corre o risco de fechar as portas

Comunidade e Políticos já se mobilizam para evitar fechamento

Por Rodrigo Netto
12/08/2021 23:57
Atualizado em 18/08/2021 23:47
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Mais uma vez as comunidades de Pedro Osório e Cerrito, sofrem com a possibilidade do fechamento da Escola Sagrado Coração de Jesus (ESCJ), carinhosamente conhecido como colégio das irmãs. Parece que desta vez o caso é mais sério e a escola estaria bem próximo de anunciar o fim das atividades.

Continuar lendo

Publicidade

Mais uma vez as comunidades de Pedro Osório e Cerrito, sofrem com a possibilidade do fechamento da Escola Sagrado Coração de Jesus (ESCJ), carinhosamente conhecido como colégio das irmãs. Parece que desta vez o caso é mais sério e a escola estaria bem próximo de anunciar o fim das atividades.

A ESCJ tem 85 anos, é mais antiga que os municípios e viu o nascimento de Pedro Osório e Cerrito, já passaram milhares de alunos por suas salas de aula e a mesma é considerada parte da cidade, um patrimônio municipal.

Esta semana foi bem movimentada, na segunda-feira, dia 09, os pais tiveram conhecimento da possibilidade de fechamento da escola e já saíram coletando assinaturas em um abaixo-assinado solicitando e apelando a mantenedora que a escola permaneça com as portas abertas, ou que seja feita uma reunião, para que juntos, pais e equipe da coordenação possam se entender, explicar os motivos e procurar uma solução.

 

Abaixo-assinado e apelo a Rede Notre Dame

Prezada Superiora Provincial Irma Vania Maria Della Vechia Congregação das Irmãs de Notre Dame

Os cidadãos abaixo-assinados, residentes e domiciliados nos Municípios de Pedro Osorio e Cerrito, se valem do presente para rogar que a Congregação Notre Dame, representada nesta cidade pela Escola Sagrado Coração de Jesus, com 85 anos de existência e nobres serviços prestados, permaneça em atividade nesta comunidade.

Queremos manifestar nosso apoio incondicional a esta Escola, que ao longo de sua existência tem proporcionado ensino de qualidade, com valores cristãos e propósito, trazendo imensuráveis benefícios a alunos, familiares, professores e a todas as pessoas envolvidas nesta comunidade escolar.

Queremos salientar que a escola fez parte da formação de inúmeros profissionais, inseridos nos mais diversos segmentos da sociedade e que reconhecem a importância de sua formação escolar junto a esta tão querida escola.

Rogamos à Congregação que considere, dentre os inúmeros fatores para conosco permanecer, o fato desta comunidade ser carente e passar por inúmeras dificuldades inerentes aos municípios pobres da Região Sul, e também a proposta pedagógica e religiosa da escola, que traz esperança para muitos alunos oriundos de famílias carentes e sem perspectiva e que encontram motivação para mudança através da educação sólida baseada em valores, formando profissionais humanos para o desenvolvimento da nossa comunidade, como, também, preparando nossas crianças e adolescentes para o futuro, com "bondade, firmeza e competência", que nos faz reconhecer o trabalho desenvolvido e apoiar a continuidade deste magnifico e excelente trabalho.

Por fim, rogamos pela preservação do legado espiritual de Santa Júlia Billiart, responsável por esta obra de bondade e amor comprometida com a educação integral do ser humano e que procura responder às necessidades dos tempos e partilhar o amor compassivo de Deus com as pessoas de todos os credos e culturas, em especial com os pobres e excluídos. Na certeza de termos nosso apelo considerado, encaminhamos este documento, com as assinaturas dos cidadãos abaixo.

Pedro Osório, 09 de agosto de 2021.

 

Na quarta-feira, dia 11, o Deputado Estadual Luiz Marenco (PDT) foi as redes sociais e manifestou o seu apoio a defesa da escola. Segundo o grupo de pais e mães o Deputado Federal Nereu Crispim (PSL) também se manifestou e se colocou à disposição da comunidade pedroosoriense e cerritense na luta pela escola. Procurado por nossa equipe a Administração Municipal de Pedro Osório, através do Prefeito Chola (MDB), disse que está completamente atento e imbuído na luta para evitar o fechamento da escola. O Prefeito Douglas (PP) também reafirmou a disposição da Administração de Cerrito de somar forças para a defesa da instituição.

Nesta quinta, os pais e mães, receberam a notificação da escola da tão esperada reunião, que acontecerá dia 19 de agosto, às 19h30min, no salão de atos da escola que tratará de assuntos financeiros e econômicos da escola. A reunião contará com a participação de pais e mães representantes de cada turma, devido a pandemia e seguindo os protocolos de segurança sanitária. Além de representantes dos dois maternais, dois pré e dos nove anos, quem não puder se fazer presente, poderá acompanhar a reunião de forma virtual através do Google Meet.

Procuramos a Direção da escola que entrou em contato com a mantenedora da Rede Notre Dame, a qual a Escola Sagrado Coração de Jesus faz parte, e que tem sede na cidade de Canoas e que no início da noite desta quinta, dia 12, emitiu essa nota oficial.

Nota de Esclarecimento

Em virtude dos comentários existentes, a Associação Notre Dame, Mantenedora da Escola Sagrado Coração de Jesus, vem a público informar às comunidades de Pedro Osório e Cerrito, que devido aos reflexos negativos da pandemia e o impacto da mesma na sustentabilidade das instituições educacionais, tem buscado junto ao Poder Público e a sociedade a viabilidade na manutenção da funcionalidade da escola. No momento oportuno a comunidade escolar será informada sobre o andamento das negociações.

Atenciosamente.

Canoas, 12 de agosto de 2021

A escola também integra o Programa de Escolas Associados (PEA) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Depois de anos de trabalho e dedicação, Escola Sagrado Coração de Jesus, foi aceita na mais importante rede internacional de escolas por ter desenvolvido e aprimorado uma proposta educacional que procura seguir os valores e objetivos da UNESCO. Como Escola Associada da UNESCO, reforça o planejamento pedagógico para tornar a aprendizagem mais próxima da realidade dos alunos e reafirmar o compromisso de promover e compartilhar uma educação de qualidade, levando os grandes temas da humanidade para a sala de aula. Integrar a rede de escolas associada da UNESCO é estar empenhado em oferecer uma educação capaz de formar cidadãos criativos, com espírito crítico, responsáveis e conscientes de seu papel tanto na comunidade em que vivem como no mundo, em busca de uma sociedade mais justa, pacífica e sustentável.