Chegada da Chama Crioula, inauguração do novo Galpão Crioulo Municipal e show com Grupo Gineteada abrem a Semana Farroupilha
Publicidade
O último dia 13 em Cerrito foi marcado pela abertura oficial da tradicional Semana Farroupilha do município. Com diversas atividades, distribuídas ao longo do dia, a comunidade celebrou a cultura do Rio Grande do Sul e demonstrou seu amor e respeito à tradição gaúcha.
A programação iniciou às 16h com a chegada dos cavalarianos com a centelha da chama crioula, que esse ano foi distribuída no município de Pedro Osório. O prefeito municipal Douglas Silveira recebeu o fogo simbólico das mãos do patrão do CTG Lanceiros do Cerro, Paulo Vitor, e fez o acendimento da pira farroupilha. Logo após o ato, que ocorreu no Largo Canguçu, um peão e uma prenda da EMEF Dr. Jacques da Rosa Machado foram encarregados de levar uma centelha da chama até o Galpão Crioulo Municipal.
Ao discursar, Silveira destacou o empenho dos cavalarianos que foram em busca da chama crioula e enfatizou que a administração municipal tem se preocupado em manter viva a nossa tradição. “Meu muito obrigado a todos que não mediram esforços para representar Cerrito nas atividades farroupilhas e, principalmente, na busca da chama crioula.”, finalizou.
Durante a noite, ocorreu a inauguração do novo Galpão Crioulo Municipal, localizado na Alameda João Caldeira. O espaço, que tem capacidade para 194 pessoas, possui lareira, churrasqueira e fogão campeiro e é o local destinado às tradicionais rondas durante a semana farroupilha.
O prefeito destacou que o novo Galpão Crioulo era uma das propostas da atual administração e que, com o trabalho da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) e da Secretaria de Serviços Urbanos, Trânsito e Meio Ambiente (SSUTMA), foi possível realizar. “O nosso novo galpão é fruto de um trabalho incansável da união de todos os setores da prefeitura municipal e da comunidade. Cerrito tem orgulho de ter uma das maiores semanas farroupilhas da região e vamos continuar mantendo isso, melhorando cada vez mais. O nosso espaço servirá para cultivar tradições e, também, será um local para a população cerritense.”
A coordenadora da 21ª Região Tradicionalista, Silvania Affonso, elogiou a administração pelo trabalho realizado pela cultura do nosso estado e enfatizou que estará sempre a disposição para realizar parcerias com o município de Cerrito. “A coordenadoria da 21ª Região Tradicionalista fica muito feliz em ver como Cerrito mantém nossa tradição e nossa cultura. Estaremos sempre dispostos a firmar parcerias em nome da cultura do nosso Rio Grande.”
A ronda no Galpão Crioulo Municipal ficou a cargo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), EMEF Dr. Jacques da Rosa Machado e do Rotary Club Pedro Osório e Cerrito. Durante a tarde foi servido o café colonial à comunidade, já a noite carreteiro e feijoada fizeram parte do cardápio de comidas típicas. O grupo Som da Terra e o cantor Gilberto Gomes animaram quem se fez presente no galpão.
No palco principal, as prendas das escolas Dr. Jaime Faria e Ulisses Guastucci declamaram poemas do nosso estado e o grupo de dança tradicionalista Chama Gaúcha, da EMEF Dr. Jacques da Rosa Machado, coordenados por Luziara da Silva e Osório Vergara, se apresentaram ao som de clássicos da música gaúcha. Logo após, o grupo Gineteada animou a comunidade, que dançou até a madrugada.
Christian Dias, Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS