Cerrito Busca Desenvolvimento do Potencial Turístico
Projeto de implantação de Sistema de Sinalização Turística Regional beneficiará Cerrito e outros municípios que compõem a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).
Publicidade
Projeto de implantação de Sistema de Sinalização Turística Regional beneficiará Cerrito e outros municípios que compõem a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).
A proposta, formulada pela Fundação Dom Antônio Zattera e aprovada em votação da Consulta Popular em 2008, envolve a destinação de verba no valor de R$ 346 mil, disponibilizada pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur) para sinalização turística da zona sul.
O diretor de Cultura e Turismo de Cerrito, Marco Halfen, participou de reunião entre os gestores de turismo da região, realizada na sede da Azonasul em Pelotas no último dia 15, para discutir as ações que envolverão a destinação da verba para implantação do Sistema de Sinalização Turística Regional. Na ocasião os gestores debateram o plano de trabalho que prevê metas e fases de execução do Sistema, que contará com a instalação de três pórticos nas áreas de entrada da zona sul: Jaguarão, Chuí e Guaíba e placas indicativas em estradas estaduais e federais de todos os municípios pertencentes à região.
Conforme o Diretor de Turismo de Cerrito, o incremento do potencial turístico é uma das metas da administração para alcançar o desenvolvimento econômico, social e cultural do Município. “Já estamos fazendo o levantamento dos pontos e locais que podem ser explorados para visitação turística em Cerrito e vamos trabalhar na busca de recursos para desenvolver o nosso potencial nessa área”, declarou Halfen. Segundo ele, a primeira etapa a ser cumprida para a execução do projeto é o lançamento da licitação do projeto técnico, o qual necessita ser elaborado respeitando normas do Sistema Nacional de Turismo e dos departamentos que controlam trânsito e estradas no estado e no país. Em seguida, serão licitados os pórticos e as placas. A intenção é de agilizar os trabalhos para imediata liberação dos recursos.
O prefeito de Cerrito José Flavio Vieira, já emitiu ofício à Fundação autorizando-a a elaborar o projeto e comprometendo-se em fazer a instalação das placas que forem destinadas ao município com mão de obra local, caracterizando comprovação de contrapartida exigida no projeto no valor de 20% do valor total.