BOPE realiza instruções no Curso do GIAT em Pedro Osório
Com mais de 80 participantes, de 4 diferentes estados do país, entre instrutores, alunos e equipe de apoio, o Curso Operador Tático Contraterror, ministrado pelo GIAT, realizou-se durante o feriadão, no Parque Santa Tereza.
Publicidade
Com mais de 80 participantes, de 4 diferentes estados do país, entre instrutores, alunos e equipe de apoio, o Curso Operador Tático Contraterror, ministrado pelo GIAT, realizou-se durante o feriadão, no Parque Santa Tereza.
O início do curso foi no dia 02/11 às 11h, com a divisão dos alunos em Equipes Táticas e a apresentação das Regras Operacionais para todos os participantes. Logo após todos foram dispensados para o almoço. A tarde foi realizada, no Ginásio 3 de abril, a instrução de Imobilização Policial e Algemação Tática a cargo dos Instrutores Alessandro Lucas e Diego Lucas. As 18h, de volta ao Parque Santa Tereza, aconteceu a instrução de "Assault" a Veículo com Extração de Ocupante. À noite os alunos foram levados até a Esola Estadual Getúlio Vargas para uma instrução teórica com o Maj Fábio e o Cb Charles do BOPE (RJ)
No dia 03/11, as atividades iniciaram as 8h e foram até o final do dia, com as instruções de Progressão Urbana e em Favelas, Progressão com Tiro (paintball), Progressão com Resgate de Feridos e Progressão em Corredor e entradas Táticas e Silenciosas, por conta do BOPE (RJ) e Instrutor Romualdo do TIAT, sendo que para a instrução de Preogressão em Favela foi montada uma favela cenográfica nas dependências do parque. À noite os alunos retornaram a Escola Getúlio Vargas para instrução teórica sobre explosivos.
No Domingo, dia 04/11, aconteceu na parte da manhã a instrução de Combate em Ambiente Confinado - Tiro Real no estande da Brigada Militar. A instrução prática de Explosivos, aconteceu no Ninho da Águia na cidade de Pelotas.
Hoje pela manhã aconteceu a instrução "Assault" a Veículos (ônibus) e a formação de um time de Operadores Contraterror.
A solenidade de encerramento foi cancelada em virtude de atrasos no cronograma e devido a necessidade de retorno imediato de alguns dos participantes às suas unidades.
Errata: As instruções teóricas do curso Operador Tático Contraterror do GIAT foram realizadas na Escola Municipal Getúlio Vargas, e não na Estadual como havíamos divulgado. Pedimos desculpas pelo equívoco e aprovitamos a oportunidade para prestar agradecimento ao Prof. Mario Velasquez.