Azonasul vai coordenar programa de incentivo à bacia leiteira
A determinação foi encaminhada hoje (20) durante reunião realizada em Pelotas
Publicidade
A valorização da bacia leiteira na região com vistas ao aumento de produtividade será foco de trabalho da comissão formada por cinco prefeitos para impulsionar o setor. A determinação foi encaminhada hoje (20) durante a reunião promovida pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), em Pelotas.
Conforme o presidente da Azonasul, César Brito (PT), prefeito de Pedro Osório, serão direcionados esforços para melhorias e investimentos em alimentação (pastoreio rotativo racional e irrigação), reprodução (inseminação artificial e criação de terneiras/novilhas), qualidade, gestão e controle sanitário. “Vamos ativar as políticas públicas existentes, travar parcerias e buscar programas voltados ao pequeno e médio produtor para fomentar o potencial instalado”, adiantou.
O presidente também destacou que a comissão buscará parceria junto à Secretaria Estadual de Agricultura para socializar os programas em andamento. A proposta, segundo ele, é justificada em função de que o Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de leite do país, sendo que a região produz apenas 10% do total do estado. “É preciso diagnosticar as razões que levam a limitação na produção e encontrar alternativas para melhorar a cadeia leiteira”, comentou.
COMISSÃO - O prefeito de Cerrito, José Flávio Vieira, coordenará a comissão, que será composta pelos prefeitos de Canguçu, Gerson Cardoso Nunes; de Turuçu, Ivan Scherdien; de Arroio do Padre, Leonir Aldrighi Baschi e de Herval, Ildo Sallaberry.
CUSTEIO – Durante a reunião de ontem, os prefeitos também decidiram que buscarão ajuda do Governo Federal para cobrir despesas com Conselhos Tutelares instalados nos municípios. Os chefes do Executivo reconhecem a importância do trabalho desenvolvido pelos membros, mas afirmam que os cofres públicos não comportam as despesas geradas.
(fonte: assessoria Azonasul)