ASSPROLEITE avalia programa de incentivo da prefeitura
A Associação dos Produtores de Leite de Pedro Osório- ASSPROLEITE avaliou o Programa de Incentivo a Bacia Leiteira promovido pela Prefeitura de Pedro Osório.
Publicidade
A Associação dos Produtores de Leite de Pedro Osório- ASSPROLEITE avaliou o Programa de Incentivo a Bacia Leiteira promovido pela Prefeitura de Pedro Osório.
Em visita aos produtores no dia 4 de março, nossa reportagem pode constatar os benefícios do programa para o aumento da produção leiteira.
Na propriedade de Claudio Rochel, na Arapan, conversamos com sua esposa Luciana Gimenes Rochel , a qual falou que o incentivo serviu para implantar a lavoura de milho para silagem, onde vai proporcionar uma redução no custo de produção." O incentivo fez com que tenhamos condições de equilibrar as contas, uma vez que o preço do leite está baixo".
A produtora Josiane Lima Botelho Cardoso, da Arapan, comentou que a elaboração da pastagem vai aumentar a renda da propriedade neste ano.
Já o produtor Osório Fagundes, morador da Arapan, salientou que o incentivo para o plantio da pastagem de verão fez com que a produção aumentasse em 500 litros por mês(30%).
O produtor Pedro Mass, do assentamento Nhandu, disse que se não fosse o incentivo não teria condições de plantar o milho para silagem, que vai alimentar os animais no periodo de escassez.
O presidente da ASSPROLEITE, Rubens Brum,disse que o incentivo aumentou em 21% a produção na sua propriedade.
Rubens disse ainda que calcula um aumento de 20 a 25% na produção devido ao incentivo prestado pela prefeitura nos produtores de leite beneficiados.Salienta que o incentivo permitiu a manutenção do produtor na atividade.
Falou também da importância da Emater-RS no acompanhamento da associação,nos aspectos organizacionais e de assitencia técnica.
Por fim, Rubens comentou sobre os problemas enfrentados pelo setor leiteiro como baixo preço, estiagens e enxurradas ocoridas em 2009. "Sem o incentivo seria muito difícil produzir",finaliza.