Assinado contrato para a conclusão do asfaltamento da ERS-706
Publicidade
Uma das principais reivindicações da comunidade cerritense, a obra de conclusão do asfaltamento da ERS-706 deve iniciar nas próximas semanas. Ontem (18) à tarde, na sede da diretoria geral do Daer, foi assinado o contrato com a empresa responsável pelo capeamento dos três quilômetros não alcançados pela pavimentação, pausada, pela última vez, em 2011. Participaram do ato o prefeito Douglas Silveira e os vereadores Moisés Vilela, João Nedi e Bruno Barbosa.
Nos últimos anos, a demanda motivou diversas agendas entre gestores municipais e lideranças do executivo estadual. Além das reuniões na capital gaúcha, representantes do Palácio Piratini estiveram no município averiguando a situação, a convite do prefeito Douglas Silveira, que agora comemora a assinatura do contrato. "Além de evitar acidentes, o asfaltamento vai facilitar o escoamento da produção local e deve atrair empresas ao município", frisa.
Em maio de 2017, acompanhado do Deputado Estadual Adilson Troca, o então secretário de Transportes Pedro Wesphalen vistoriou o trecho. Na oportunidade, Silveira enfatizou a importância estratégica da ERS para a Região Sul, já que ela liga a BR-293 à BR-116. O secretário então comprometeu-se em reiniciar a obra tão logo os entraves burocráticos fossem solucionados. “A princípio não há grandes impasses orçamentários, uma vez que a obra está quase concluída”, disse Westphalen à época.
O último compromisso oficial que tratou sobre o assunto aconteceu no dia 15 de maio deste ano, quando o prefeito, reunido com o atual secretário de Transportes, Humberto Canuso, mais uma vez solicitou a conclusão do asfaltamento da ERS. Canuso disse que ia empenhar esforços para atender a solicitação.
A reivindicação é antiga e já envolveu várias lideranças municipais. Ainda no governo do ex-prefeito José Flávio Vieira, em setembro de 2014, o diretor geral do Daer, Carlos Eduardo Vieira, também vistoriou o trecho, que receberia o capeamento asfáltico nos meses seguintes. Como a empresa responsável decretou falência, a obra não reiniciou. Desde então, seguiram as tratativas com representantes estaduais a fim de alcançar a conclusão do asfaltamento do acesso mais importante à cidade.
Matheus Muniz, Christian Dias e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS