Município

Arapan quita divida com Governo Federal

Área adquirida finalmente é dos proprietários

Por Rodrigo Netto
27/12/2018 05:40
Atualizado em 04/01/2019 18:01
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Um grande trabalho em conjunto, que resultou no pagamento de um empréstimo feito pela ARAPAN (Associação Agropecuária da Arapan) junto ao Governo Federal para adquirir uma área de plantio.

Continuar lendo

Publicidade

Um grande trabalho em conjunto, que resultou no pagamento de um empréstimo feito pela ARAPAN (Associação Agropecuária da Arapan) junto ao Governo Federal para adquirir uma área de plantio.

A idéia começou em 2001, mas só em 2002, com apoio do Prefeito Moacir Otílio (Chola), Prefeito na ocasião, que ajudou um grupo de 33 famílias, que se juntaram e conseguiram o valor de R$ 660 mil, para a aquisição de uma área de 513,2 hectares, para a agricultura familiar.

Com o passar do tempo, entre diversas diretorias, a Arapan começou a atrasar o pagamento, a divida foi aumentando e se tornou quase impagável, ficando em mais de 2 milhões.

O grupo liderado pelo Presidente da Arapan Rubens Dario Brum, Presidente desde 2007, lutou para quitar a divida, junto ao Governo Federal, sempre com tratativas e em busca de soluções. Até que surgiu neste ano a possibilidade de quitar a divida por 15% do valor devido, uma oportunidade que o Presidente Rubens, o Tesoureiro Alvino Moura e o Advogado Thiago Pimentel da MPB Advocacia e Consulta Jurídica, agarraram e lutaram, tentando convencer as famílias que dava para quitar a divida, depois de muitas reuniões e perto do prazo final de parte do perdão do Governo Federal, dia 28 de dezembro, o grupo conseguiu a quantia e foi fazer o pagamento.

Nesta segunda dia 17 de dezembro, estiveram na agência do Sicredi o Presidente da Arapan Rubens Brum, o tesoureiro Alvino Moura, o advogado Thiago Pimentel, além dos convidados Prefeito Moacir Alves, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro Osório e Cerrito representado pelo seu Presidente Paulo Ramalho, a Emater com a Gerente atual Carine Harter e a Funcionário Fátima Gil, que acompanhou todo o processo, desde a busca para a aquisição, até o final do caso com o pagamento. A imprensa convidada para este ato tão importante foi o Jornal Tradição Regional e o site pedroosorio.net.

Então a divida da Arapan com o Governo Federal foi quitada, com o pagamento de mais de R$ 341 mil reais, e depois todos envolvidos comemoração a aquisição d vez da área de 513,2 hectares que favorece 33 famílias no plantio da agricultura familiar. O Presidente ainda agradeceu a todo as famílias do grupo por confiarem nas negociações, o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Emater, com destaque especial ao Ronaldo Maciel ex-Gerente da unidade e da Fátima Gil, que esteve presente durante todo o processo, além do Prefeito Chola, que na época da compra era Presidente da Azonasul e pleiteou a verba juntos aos membros da Arapan. No final todos posaram para a foto e só se ouvia a frase "A ARAPAN É NOSSA!", um momento de muita felicidade e alívio para as 33 famílias envolvidas no projeto.