Animais soltos nas ruas podem representar ameaça perigosa
Situação tem preocupado o Poder Executivo de Pedro Osório.
Publicidade
O grande número de animais soltos pela cidade pode representar ameaça perigosa para a população de nosso município e esta situação tem preocupado o Poder Executivo de Pedro Osório. Infelizmente, nestas condições, estes animais se tornam uma ameaça real para crianças, adultos e idosos.
Além de representarem um risco físico, podem ser um poderoso vetor de zoonoses – doenças transmitidas de animais para o homem. Entre as zoonoses mais temidas, está a raiva – também conhecida como hidrofobia. Para o homem, a principal forma de transmissão da doença se dá pela mordedura de um animal, que foi infectado, geralmente por morcego, cão e gato.
A população precisa se conscientizar dos riscos que os animais abandonados estão causando a todos, pois podem ser considerados problemas de Saúde Pública.
Quando somos mordidos ou arranhados por animais, devemos:
1° Lavar o ferimento com água e sabão e usar um desinfetante;
2° procurar, logo em seguida, um médico ou um hospital;
3° não matar o animal, mas observá-lo pelo período de 10 (dez) dias. Se houver alteração em sua saúde, consultar.
E em caso de encontrar um animal perdido na rua, pedimos que as pessoas procurem localizar o proprietário do animal ou, caso contrário, entrem em contato com o campeiro do município, Marcos Madruga através do telefone: 3255.12.99 – 9128.08.16.
Paula Pons Madruga
Assessora de Comunicação
DRT/RS 11 903