Geral

33ª Expofeira supera expectativas

Por Lennon Carrion
13/12/2006 07:56
Atualizado em 19/09/2017 14:41
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Na quarta-feira, dia 22 de novembro, foi realizada a abertura oficial da 33ª Expofeira de Pedro Osório e Cerrito, na oportunidade foi inaugurada a galeria de ex-presidentes do Sindicato Rural, que são os seguintes: Pompeu Osório Mascarenhas de Souza, Mário Satte Alam, José Roberto Gomes Ramalho, Rubens Gomes Ramalho, Ítalo Leal Bandeira, Pompílio Ramalho Corrêa, João Carlos Mascarenhas Alves Pereira, Lorizon Cavada Pedra, José Flávio Vieira de Vieira, Milton Leal Fernandes, Luís Felipe Alves Pereira Gastal e o presidente de honra, Ceslau Souza.

Continuar lendo

Publicidade

Na quarta-feira, dia 22 de novembro, foi realizada a abertura oficial da 33ª Expofeira de Pedro Osório e Cerrito, na oportunidade foi inaugurada a galeria de ex-presidentes do Sindicato Rural, que são os seguintes: Pompeu Osório Mascarenhas de Souza, Mário Satte Alam, José Roberto Gomes Ramalho, Rubens Gomes Ramalho, Ítalo Leal Bandeira, Pompílio Ramalho Corrêa, João Carlos Mascarenhas Alves Pereira, Lorizon Cavada Pedra, José Flávio Vieira de Vieira, Milton Leal Fernandes, Luís Felipe Alves Pereira Gastal e o presidente de honra, Ceslau Souza.

“O Sindicato Rural de Pedro Osório e Cerrito representa a integração não apenas dos dois municípios, mas de agricultores e pecuaristas, pequenos e grandes, homens do campo e cidadãos urbanos, representa a união de esforços para tornar esta terra melhor. Por isso é justa a homenagem que hoje fazemos aos ex-presidentes desta casa, líderes que se empenharam, com altruísmo, na defesa dos interesses coletivos. Porque um sindicato não se faz forte pela estrutura que possui, mas sim pelo idealismo compartilhado e pela grandeza de seus sócios, capazes de transformar a realidade a sua volta” discursou o Presidente Paulo Antônio Petersen Velho.

A 33ª Expofeira foi uma realização do Sindicato Rural de Pedro Osório e Cerrito, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Pedro Osório, Prefeitura Municipal de Cerrito, EMATER e COMUDE e com o patrocínio do BRDE, VOTORANTIM, Rincão-Remates Rurais, ECOSUL, Artefatos de Cimento-São Marcos e BANRISUL.

Segurança Pública: crianças aprendem brincando

Na quinta-feira, uma das grandes atrações foi direcionada aos jovens e as crianças com a apresentação das forças de segurança na qual estiveram participando o Exército, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Federal. O Exército esteve presente com a cavalaria mecanizada (unidade de Jaguarão), com exposição de armamentos, tipo de operação de cada soldado e também, exposição e passeio de blindado com as crianças; já a Brigada Militar esteve com o pelotão de operações especiais e patrulha ambiental.

Participaram dessa atividade 600 crianças de escolas públicas municipais e estaduais de Pedro Osório e Cerrito que também receberam ingressos para brincar num parque de diversões instalado no interior do parque.

“Além de uma exposição para o produtor rural, buscamos uma parte social para a educação infantil através da integração dessas instituições, declarou Rodrigo Costa, vice-presidente do Sindicato Rural”.

Prevenção ao uso indevido de drogas

Em parceria com a Polícia Federal, foram realizadas duas palestras de combate às drogas no Colégio Getúlio Vargas em Pedro Osório e no Instituto Estadual Cel. José Bernabé de Souza na cidade do Cerrito, com a presença de mais de 300 pessoas em cada localidade, a maior parte adolescentes, que superaram as expectativas como percebemos no depoimento do Professor Lino:

“No dia 24 de novembro último, a comunidade escolar do Colégio Estadual Getúlio Vargas, representada pelos professores e alunos das séries finais do Ensino Fundamental e alunos e professores do Ensino Médio tiveram o privilégio de assistir a palestra do Sr. Valmir José Moro, Agente da Polícia Federal, da cidade de Santa Maria.

A palestra bem como o tema enfocado foi feito com raro brilho pelo Sr. Moro, visto que conseguiu com que os alunos e professores presentes tivessem uma atenção incomum durante quase 1 hora e meia.

O domínio sobre o assunto, levantamento de dados pertinentes ao tema, bem como a utilização de recursos técnicos áudio-visuais, possibilitaram aos presentes, uma nítida compreensão sobre as conseqüências trágicas ao uso de drogas, estimulantes, bebidas, cigarros, etc.

Constitui-se num momento único, esclarecedor e extremamente proveitoso como recurso pedagógico de resistência às drogas.

A comunidade escolar através de seus professores e alunos vem publicamente agradecer a iniciativa e o apoio do Poder Público Municipal e Sindicato Rural Pedro Osório e Cerrito pela oportunidade de assistir a esta palestra com um tema de tal relevância”.


Alternativas Viáveis para Geração de Riquezas

Na sexta-feira, dia 24 de novembro, durante todo o dia, foram realizadas palestras das mais diversas entidades, tais como: IRGA, COSULATI, VOTORANTIM e EMBRAPA integradas numa exposição sobre PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO RURAL ministrada pelo Dr. Vitor Edelweiss. A tarde foi dedicada a atividades de campo, na qual todas as pessoas foram convidadas para participar de um giro agronômico. A atividade foi realizada em áreas demonstrativas do parque, onde existem plantações de mamona, arroz, soja, milho, melancia e melão; com diferentes adubações e espaçamentos de plantio de soja e arroz com ou sem cobertura de uréia.


Parto durante o desfile

No dia 24 de novembro, durante o desfile de julgamento da raça Jersey, na XXXIII Expofeira de Pedro Osório e Cerrito ocorreu um parto da vaca leiteira, Lucca Imperial 5C do Cafundó, tatuagem 126893-c, da Cabanha Cafundó do município de Canguçu. Foi necessário o atendimento do médico veterinário José Flávio Vieira de Vieira, devido a terneira estar com a cabeça virada para trás e por ser a vaca Primipera (1ª cria) ter pouca dilatação dificultando o nascimento, assistido e aplaudido por grande público. Convém salientar que o stress do animal por estar fora do seu habitat natural pode ter contribuído para o fato.


Policiais e Militares buscam integração e aperfeiçoamento

Paralelo às atividades no parque do Sindicato Rural de Pedro Osório, acontecia na Fazenda Silvana, o II Treinamento Integrado de Forças de Segurança Pública promovido pelo Sindicato Rural de Pedro Osório e Cerrito em parceria com a Escola Firearms e instrutores do CATI ligados a S.W.A.T americana. O treinamento que envolvia o uso de pistolas, carabinas e metralhadoras, além das instruções de tiro deu ênfase às imobilizações táticas, cumprimento de mandados de prisão, operações de alto risco e abordagem veicular e pessoal, com contínua troca de informações entre os policiais. A alternância entre a instrução prática e oficinas de debate, proporcionou a troca de experiências e integração entre a Polícia Federal, Brigada Militar, Polícia Civil, Exército Brasileiro, Grupo de Operações Táticas, Bombeiros e Guarda Municipal de Pelotas, criando um agradável ambiente de confraternização. O evento teve como objetivo reconhecer o esforço de policiais e militares na proteção das pessoas de bem, que muitas vezes com escassos recursos, superam a si mesmos sem um apoio mais amplo das comunidades locais. O aperfeiçoamento e a interação com a população, especialmente as crianças, foram às formas encontradas pelo Sindicato, de mostrar um lado da Segurança Pública que depende da participação de todos, para que as forças vivas da região atuem em parceria com as Instituições que nos protegem.


Cultura em Destaque

A comissão cultural trouxe artistas renomados do nativismo gaúcho ao mesmo tempo que prestigiou os novos talentos de Pedro Osório e Cerrito com shows de Maurício Nunes e Maicon Paiva, buscando novos cantores no Festival de Intérpretes realizado no Sábado.

Na sexta à noite, na lona de espetáculos, instalada no interior do parque, foi realizado o show de César Oliveira e Rogério Melo e no Sábado, Rui Carlos Ávila, atendendo a expectativa de entretenimento saudável para todas as idades. O alto nível dos artístas, a qualidade do som e o local coberto com pirâmides foram compatibilizados a um custo acessivel graças aos patrocinadores e apoiadores do evento que investiram no que há de melhor para o público de Pedro Osório e Cerrito, atingindo os objetivos da festa que transcorreu com grande animação.


Curso profissionalizantes

No exercício de 2006, foram realizados 29 cursos profissionalizantes entre os municípios de Pedro Osório e Cerrito, totalizando mais de 300 pessoas atendidas tanto nas áreas de Formação Profissional com cursos, por exemplo, de Ferrageamento de Eqüinos, Reflorestamento, Operador de Tratores Agrícolas; como na área de Promoção Social com os cursos de artesanato, como Tingimento e Pintura em Tecido , Macramé e Palha de Milho.

Vale sempre lembrar que todos os cursos do SENAR são reconhecidos pelo Ministério do Trabalho.

No domingo, dia 26 de novembro, na lona de espetáculos, foi realizada a entrega de certificados para todos os participantes, a solenidade contou com a presença de várias autoridades, dentre elas, o supervisor regional do SENAR, Srº. Alcides Renato Soares Braga,; Prefeito Municipal de Cerrito, Adão Orlando Alves; Prefeito Municipal de Pedro Osório, Moacir O. Alves; Deputado Estadual, Nelson Harter; Presidente do Sindicato Rural de Pedro Osório e Cerrito, Paulo Antonio Velho; Presidente da Associação Rural de Pelotas, Elmar Hadler; Representante da BRDE, Carlos Pujol e o Presidente do Núcleo de Cavalos Crioulos, Marcos Madruga.