2ª Jornada da Educação discute desafios da docência
Publicidade
Durante terça (25) e quarta-feira (26), a Secretaria de Educação (SME) envolveu os profissionais da rede municipal na 2ª Jornada Pedagógica, que neste ano discutiu os desafios contemporâneos da docência. O evento, aberto ao público, aconteceu no Sindicato dos Servidores Municipais de Cerrito.
"Precisamos dessa sinergia entre a sociedade civil e os profissionais de educação para que o serviço prestado evolua conforme as necessidades da comunidade", destacou o prefeito Douglas Silveira, ao participar da abertura.
O primeiro a palestrar foi o vice-reitor da Universidade Federal de Pelotas, Luiz Centeno do Amaral. Doutor em Letras pela UFRGS, tratou sobre a linguagem aluno/professor na escola de hoje. Ainda na terça, Marcelo Freitas Gil, professor do IFSul Campus Visconde da Graça (Cavg), abordou o tema "motivação, espiritualidade, fé e comprometimento".
Já na quarta, o primeiro a palestrar foi André Lemos, que ficou responsável em falar sobre o professor nos dias de hoje e o comprometimento profissional. Lemos é secretário de educação de Rio Grande e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) - Zona Sul. Na sequência, "trabalho em equipe e relações humanas" ficou por conta de Heloisa Cardoso, psicóloga do município.
Em ambos os dias, a exposição de fotos "As belezas do Rio Piratini", do cerritense Carlos Antonio Aires, encerrou a programação.
Para Noeli Peter Martins, funcionária da secretaria, a Jornada é importante porque é um momento no ano em que profissionais trocam experiências e compartilham conhecimentos. "O evento motiva os servidores no retorno do recesso escolar", diz.
A 2ª Jornada Pedagógica contou com a participação do Sicredi, que colaborou com material personalizado, pastas, canetas e brindes aos participantes.