Saúde

Sucesso de doadores de sangue

Campanha mostrou população muito participante

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
18/07/2017 20:50
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Uma Campanha de extrema importância, a doação de sangue, assim sabendo da deste essencial nos hospitais uma grande comissão foi formada para realizar uma campanha de captação em Pedro Osório que também abrangeria a cidade de Cerrito.

Continuar lendo

Publicidade

Uma Campanha de extrema importância, a doação de sangue, assim sabendo da deste essencial nos hospitais uma grande comissão foi formada para realizar uma campanha de captação em Pedro Osório que também abrangeria a cidade de Cerrito.

A Segmed Clínica Médica, Prefeitura Municipal de Pedro Osório, Secretaria de Saúde, CRAS, Santa Casa, Secretaria de Meio Ambiente e Hemopel se uniram e criaram a campanha #PartiuDoarSangue que foi um grande sucesso, graças a cada voluntário e empresários que deram folga para seus funcionários irem até a clínica doar.

A campanha começou às 9h da manhã de sábado (15) e logo ficou comprovado que a população havia abraçado a idéia a clínica recebeu um grande público desde o início até o final do dia. Ao começar a coordenadora de captação da Hemopel Giseli Pinto, disse que em torno de 30 bolsas de sangue seria um bom resultado, porém essa meta foi ultrapassada e muito, chegando a quase 100 bolsas de sangue, lembrando que cada doação (bolsa) salva três vidas, ou seja, pedroosorienses e cerritenses deram suporte a quase 300 pessoas hospitalizadas, um grande sucesso.

Um mutirão de ajudantes se formou para a realização e sucesso da campanha, a rua em frente a clínica foi trancada para o trânsito de veículos, som com o Dj Didi, barracas de alimentos orgânicos, apresentação de dança, artesanato, teste de visões, ônibus da Secretaria de Saúde com enfermeiros e brinquedos para a criançada.

Na Segmed Clínica Médica, todas as peças estavam ocupadas por doadores e colaboradores, na entrada se fazia o cadastro, onde no total 141 pessoas ficaram com o cadastro apto para a doação, depois havia duas triagens e uma entrevista antes da doação, onde foi montado uma estrutura de até quatro doadores por vez. Mesmo assim muitos não conseguiram doar devido a fila que se formou e estava previsto a doação até às 17h e a ultima coleta aconteceu em torno de 18h30min.

Lanches e suco para os doadores, equipe de apoio com psicólogo e psicopedagogas que cuidavam e brincavam com as crianças enquanto os pais doavam, equipe que cuidou da logística e alimentação dos trabalhadores, o comércio local que além de liberar seus funcionários para a doação doou brindes que serão sorteados entre os doadores.

O Provedor e o Administrador da Santa Casa doaram um bolo que foi distribuído entre todos que participaram. O Vereador Professor Nei, entrou com pedido para apoiar o evento, que foi amplamente aceita pelo os demais vereadores. Um outro fator foi que o médico responsável foi o próprio Prefeito Moacir "Chola", enfermeiros da Santa Casa e toda a equipe da Segmed, além de diversos voluntários. Outro fato que chamou a atenção foi os menores doadores, jovens que antes de terem seus 18 anos completos doaram com autorização e presença de pais e ou responsáveis. Foi realmente uma grande campanha que mostrou a união entre poderes, Executivo e Legislativo, empresas e pessoas entorno da campanha que foi um sucesso devido a união de todos em torno de um bem comum, que é a doação de sangue e a ajuda a vida do próximo.

Com o sucesso da campanha a Coordenadora do Hemopel Giseli Pinto, já conversou com a Priscila Ramires proprietária da Segmed Clinica Médica e com o Secretário de Saúde Gennaro Buonocore para que em breve possa ocorrer outra campanha de doação de sangue, assim como também uma visando uma outra de cadastro de Doação de Medula Óssea. Foi uma grande campanha, um grande exemplo, parabéns a todos envolvidos direta ou indiretamente.