Eventos

Banda do Exército da show no aniversário

Banda da 8ª Brigada de Infantaria Militar encantou

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
03/04/2017 10:55
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
No dia 03, data em que se comemora os 58 anos de Pedro Osório, a Banda da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada deu um show aos espectadores que compareceram na manhã, desta segunda na frente do Altar da Pátria.

Continuar lendo

Publicidade

 

No dia 03, data em que se comemora os 58 anos de Pedro Osório, a Banda da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada deu um show aos espectadores que compareceram na manhã, desta segunda na frente do Altar da Pátria.

Após as escolas homenagearem a cidade foi a vez da banda sob o comando neste evento do Sub Tenente "Senne". 38 militares se deslocaram de Pelotas até Pedro Osório para dar um show.

Apresentando um amplo repertório Nacional e Internacional a banda encantou a quem estava no local, ficou a dúvida de porque a banda não vinha na parte da tarde, quando tem a mateada, foi muito show e carisma dos militares para um público pequeno. A tarde com certeza a Banda do Exército teria feito um sucesso maior ainda.

Conhecendo a Banda:

As Bandas de Música Militares foram criadas em 1802, inicialmente nas Unidades de Infantaria. Com a reorganização do Exército Brasileiro em 1908, foi criado, no ano seguinte o 9° Regimento de Infantaria, composto por dois Batalhões, com sede provisória em Umbú, logo depois em Santiago do Boqueirão, Rio Pardo, Rio Grande e finalmente em Pelotas, no ano de 1922. Nessa época, foi criada a Banda de Música do 9° RI, que teve como seu primeiro regente o Músico de 1ª Classe Fortunato de Medeiros, o qual foi o autor da canção do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado.

Atualmente a Banda de Música, é composta por músicos das mais diversas regiões do Brasil, tendo como regentes o 1º Tenente Vanderli Borges Madeira e o 2º Tenente Almir Rogério dos Santos Chaves e como auxiliares o Mestre de Música Sub Tenente Sergio Ricardo Senne, o Sub Tenente Ronaldo Farias Mascaranhas, o Sub Tenente Bil Clei Neves Villa Nova e o 1º Sargento Mestre de Música Jacy Mendes Maia.

A Banda de Música destaca-se pela integração com as comunidades locais e com os municípios vizinhos, em função da sua ativa participação nos eventos socioculturais, ocorridos na metade sul do Estado.