Eventos

Carnaval Pedro Osório fora de época e de horário

Nas duas noites houve muito atraso

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
17/03/2017 19:53
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
O carnaval deste ano da cidade de Pedro Osório aconteceu fora de época por solicitação da Brigada Militar foi bom por um lado e ruim por outro. O lado bom é que pedroosorienses e cerritenses puderam ir a carnavais em toda região e depois na sexta dia 03 e no sábado dia 04, curtirem o carnaval de Pedro Osório.

Continuar lendo

Publicidade

 

O carnaval deste ano da cidade de Pedro Osório aconteceu fora de época por solicitação da Brigada Militar foi bom por um lado e ruim por outro. O lado bom é que pedroosorienses e cerritenses puderam ir a carnavais em toda região e depois na sexta dia 03 e no sábado dia 04, curtirem o carnaval de Pedro Osório.

Na sexta com previsão de chuva, o carnaval era para começar as 21h, um grande público se fez presente, mas demorou para a primeira entidade carnavalesca entrar na Rua Maximiliano Tupinambá da Costa. Eram aproximadamente 22h40min quando o Bloco carnavalesco União da Vila Santa Teresa, fundado em 2016, contou com 104 integrantes e teve como tema este ano "Saudades de nossos ancestrais".

Mesmo sem ser anunciado o Bloco o Fim da Picada desfila de um lado para outro na rua do carnaval, entre as participantes, em uma demora injustificável. O segundo bloco foi o do Paraíso, que entrou para o desfile aproximadamente 23h50min. Fundado em 2011 o bloco teve 33 guerreiros da fé na bateria e apresentou o samba enredo de 2017 "Olha ai, ressurgindo" em homenagem ao símbolo do bloco que é a "Fênix".

Perto da 01h da madrugada de sábado, foi a vez do Gigante Ferroviário, que trouxe o seu samba enredo uma retrospectiva de 15 anos, "Gigante! 15 anos de emoção", apresentando fantasias de vários anos em que a escola desfilou.

O quarto a desfilar o Bloco do Funil, maior bloco burlesco de Pedro Osório e Cerrito, entrou para desfilar por volta da 02h15min. Fundado em 2013, o bloco contou com 461 componentes e desfila com carro próprio de som. Enquanto desfilava a tão temida chuva caiu e forte molhou os guerreiros que ainda resistiam a demora para assistir o desfile. Neste momento a avenida já estava quase vazia, somente o bloco agitando ainda mais a cada chuva que vinha do céu, um grande espetáculo.

O quinto e ultimo a desfilar o Bloco Burlesco Bebê da Mamãe, fundado este ano e com mais de 50 integrantes não pode desfilar na primeira noite madrugada.

O acertado entre a Prefeitura e a Brigada Militar é que a festa aconteceria até no máximo as 02h e os policiais militares, reforçados com brigadianos de outras cidades cuidaria da dispersão até às 03h. Acabando a festa nesta hora.

A segurança foi o ponto de maior destaque, além de contar com um grande contingente de policiais militares a Prefeitura contratou a GBS segurança fato este que trouxe uma noite tranqüilo e de pouquíssima confusão.

Com tudo combinado para a segunda noite de desfile o tempo teimava em variar, chovia, parava, um caos para a organização. A Brigada Militar sempre manteve o mesmo período de desfile das 21h ás 02 e até às 03h para a dispersão. Mas informações desencontradas, nas redes sociais, na rádio causavam mais confusão. cada um tinha uma verdade, carnaval mantido no horário, carnaval transferido para o domingo, mas de certo mesmo foi que a Brigada só tinha aquele dia e horário para fazer a segurança ostensiva, então a segunda noite aconteceu, novamente com um grande atraso e com um público menor que da primeira noite, talvez tenha pesado o clima, o atraso e a falta de informação, mas a segunda noite, mesmo com a troca da ordem de desfile modificada foi muito fraca.