Cultura

A Face da Intolerância e do Ódio

Imagens sagradas são depredadas

(Foto: Divulgação)
Por Rodrigo Netto
23/02/2017 22:37
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Na madrugada de quinta para sexta (17), aconteceu algo completamente inaceitável na nossa sociedade nos dias de hoje, uma ou mais pessoas foram até lugares sagrados onde haviam imagens e simplesmente depredaram. Na manhã de sexta o Facebook foi invadido por imagens e indignação de pessoas de todos os credos e religiões que estavam chocados com a agressão a imagem de Iemanjá, que fica num altar na entrada do Camping Municipal de Cerrito e é visto por todos que passam por ali, pois fica em um lugar de destaque que dá pra ver da estrada que liga Cerrito/Pedro Osório.

Continuar lendo

Publicidade

 

Na madrugada de quinta para sexta (17), aconteceu algo completamente inaceitável na nossa sociedade nos dias de hoje, uma ou mais pessoas foram até lugares sagrados onde haviam imagens e simplesmente depredaram. Na manhã de sexta o Facebook foi invadido por imagens e indignação de pessoas de todos os credos e religiões que estavam chocados com a agressão a imagem de Iemanjá, que fica num altar na entrada do Camping Municipal de Cerrito e é visto por todos que passam por ali, pois fica em um lugar de destaque que dá pra ver da estrada que liga Cerrito/Pedro Osório.

A dúvida que pairava no ar era sobre o que se tratava, de um ato individual de vandalismo ou um ato de intolerância religiosa. A revolta e a indignação não queria saber o motivo, afinal, não existe motivo pra tal ato. Ao ser informado o Prefeito de Cerrito Douglas Silveira pediu que se fizesse um registro e um boletim de ocorrência.

No mesmo dia após algumas horas o Vereador Marcos Guidotti, já estava em contato com os demais centros, imprensa e autoridades para que acontece-se um ato contra a depredação da mesma, que aconteceria no sábado (18) em frente ao altar da Iemanjá, com o máximo de pessoas vestidas de branco.

A nossa reportagem foi avisada por leitores que a agressão a imagens não havia acontecido apenas no Cerrito, imediatamente fomos verificar os três locais em Pedro Osório que tem imagens sagradas.

No primeiro, na frente da Igreja Matriz de Pedro Osório, há um altar com a imagem de Santo Expedito, pois o mesmo foi quebrado apesar de todo o aparato de segurança como grades e paredes de tijolos na volta. No segundo perto da antiga Estação Férrea, atualmente Prefeitura de Pedro Osório, tem uma gruta muito antiga com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, também muito bem fechada a mesma teve uma grade amassada na tentativa de alcançar a imagens para destruí la. Na ultima que fica no Camping de Pedro Osório próximo a Escola Sagrado Coração de Jesus, os agressores também estiveram no local, mas além de ser a imagem mais protegida, havia gente acampada, o que afugentou eles no auge de sua maldade.

 

Vamos aos Fatos

Como jornalista não posso e não devo expressar minha opinião própria sobre os acontecimentos, apenas apresentar os fatos, para que você leitor chegue a uma conclusão. Após conversar com muitas pessoas, inclusive com policiais, destaco algumas das observações:

Vandalismo?

- Se fosse caso de vandalismo, provavelmente, os "vândalos" iriam quebrar mais coisas no caminho de ida e de volta. Nada  foi quebrado além das imagens.

Intolerância religiosa?

- Duas imagens atingidas e destruídas e outra quase atingida, na mesma noite, em locais totalmente longe e diferentes, em dois municípios, quem fez isso, já sabia aonde ir e como fazer.

Agora esta nas mãos da Polícia Civil que vai investigar o caso, informações podem ser passadas de forma anônima através do telefone (53) 3255.1264 e pedir anonimato.

É CRIME?

(Segundo o site guiadedireitos.org)

A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. Em casos extremos esse tipo de intolerância torna-se uma perseguição. Sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, a perseguição religiosa é de extrema gravidade e costuma ser caracterizada pela ofensa, discriminação e até mesmo atos que atentam à vida de um determinado grupo que tem em comum certas crenças.


As liberdades de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. A religião e a crença de um ser humano não devem constituir barreiras a fraternais e melhores relações humanas. Todos devem ser respeitados e tratados de maneira igual perante a lei, independente da orientação religiosa. 


O Brasil é um país de Estado Laico, isso significa que não há uma religião oficial brasileira e que o Estado se mantém neutro e imparcial às diferentes religiões. Desta forma, há uma separação entre Estado e Igreja; o que, teoricamente, assegura uma governabilidade imune à influência de dogmas religiosos. Além de separar governo de religião, a Constituição Federal também garante o tratamento igualitário a todos os seres humanos, quaisquer que sejam suas crenças. Dessa maneira, a liberdade religiosa está protegida e não deve, de forma alguma, ser desrespeitada.

 

(Segundo o Jornal do Senado)

Intolerância religiosa é crime de ódio e fere a dignidade.

Ainda assim, o problema é frequente no país. Algumas denúncias se referem à destruição de imagens de orixás do candomblé ou de santos católicos. Ficou famoso no Brasil o pastor da Igreja Universal do Reino de Deus Sérgio Von Helder, que, em 1995, chutou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em rede nacional de TV. Há também casos de testemunhas de Jeová que são processadas por não aceitarem que parentes recebam doações de sangue, de adventistas do Sétimo Dia a quem não são dadas alternativas quando não trabalham ou não fazem prova escolar no sábado, e de medidas judiciais que impedem sacrifício de animais em ritos religiosos, entre outros.