Geral

Ventos fortes atingem Pedro Osório e Cerrito

Cidade foi atingida por possível Micro explosão Climática

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
02/02/2017 15:48
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Na quarta (25 de janeiro), o céu das cidades de Pedro Osório e Cerrito foram escurecendo por volta das 17h15min, e de repente foram atingidas por chuva, granizo e vento muito forte que causou destruição por onde passou.

Continuar lendo

Publicidade

 

Na quarta (25 de janeiro), o céu das cidades de Pedro Osório e Cerrito foram escurecendo por volta das 17h15min, e de repente foram atingidas por chuva, granizo e vento muito forte que causou destruição por onde passou.

Feridos

Na Santa Casa que atende as duas cidades apenas uma mulher que estava no Camping de Pedro Osório acampada foi atendida com escoriações no braço de uma queda de uma arvore. apesar da comunidade falar de pessoas que tomaram choque e outras que tiveram membros quebrados, nada mais do que boatos ou próprio pânico causado na população.

Estragos

Pedro Osório - 10 residências foram atingidas e diversas arvores e postes derrubados.

Cerrito - 06 residências atingidas e diversas arvores e postes derrubados.

CEEE - (Companhia Estadual de Energia Elétrica)

Contando apenas os dados principais, a CEEE trocou quatro postes de 11 metros e quatro postes de 9 metros, sem contar as inúmeras escoras emergenciais colocadas para posterior troca do poste.

Nas cidades de Cerrito e Pedro Osório trabalharam 02 caminhões com cinco funcionários cada, um caminhão de Pelotas e outro de Arroio Grande por 32 horas de trabalho. Três equipes de camionetes, com dois funcionários cada, trabalharam por 30 horas. No total 05 veículos e 16 profissionais trabalharam exaustivamente para recolocar a luz em ambas cidades. Por volta das 2h do mesmo dia apenas alguns bairros estavam sem energia elétrica.

Clima

A estação meteorológica particular, localizado na propriedade da Sra. Mercedez Echenique no interior de Pedro Osório, acabou não registrando nenhum vento anormal. A proprietária esta instalando uma estação mais moderna e completa.

Defesa Civil

A Defesa Civil esteve na cidade na própria quarta (25), com o Coordenador Adjunto João Carlos Goulart Domingues, que visitou as residências e praças e locais onde o vento causou destruição.

Já o Coordenador Regional da Defesa Civil Charles Luis Rosa da Silveira buscou em todas as estações meteorológicas dados para classificar o que tinha acontecido nas cidades, nossa equipe também pesquisou em muitos sites de clima e foi chegada a conclusão que possivelmente as cidades foram atingidas por Micro explosão Climática,  que é segundo o site americano Dammons é em baixo de uma trovoada, a corrente de ar descendente talvez se localize assim que ela toca o solo e espalha-se horizontalmente em uma explosão de vento radial. Como por exemplo, semelhante a água correndo da torneira e atingindo a pia abaixo. Estas correntes de ar descendentes chamam-se micro explosões quando os ventos estendem-se somente  4 quilômetros ou menos. Apesar de ser bem pequeno, uma micro-explosão intensa pode induzir ventos devastadores que atingem ventos de até 270 km/h.

A formação de uma frente de rajada acontece quando a micro explosão atinge o solo e continua como um afluxo em expansão. Por isso, uma micro-explosão pode se desenvolver em uma frente de rajada.

Micro-explosões são capazes de arrancar árvores e danificar severamente estruturas fracas. Também, micro-explosões podem ser responsáveis por alguns danos que muitas vezes eram atribuídos aos tornados. Micro explosões e seus acompanhantes cisalhamento de vento (mudanças rápidas em velocidade ou direção de vento). Micro-explosões podem ser associadas com trovoadas severas, produzindo ventos fortes causando muitos danos. Estudos mostram que micro-explosões também ocorrem com nuvens e trovoadas que produzem somente chuvas isoladas. Estas nuvens podem ou não conter trovões e raios.