Educação

Ônibus e veículos escolares estão em manutenção

Situação foi explicada para esclarecer alunos que precisam de transporte

(Foto: Arquivo / Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
19/01/2017 01:15
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Nesta semana a rede social virou palco de uma grande discussão, onde após o desabafo de um aluno os comentários foram tornando o assunto imprescindível para a reportagem fosse ouvir a versão da Prefeitura e aqui dar a explicação que eles nos passaram.

Continuar lendo

Publicidade

 

Nesta semana a rede social virou palco de uma grande discussão, onde após o desabafo de um aluno os comentários foram tornando o assunto imprescindível para a reportagem fosse ouvir a versão da Prefeitura e aqui dar a explicação que eles nos passaram.

No seu relato o aluno faz um desabafo onde suas aulas já teriam começado na segunda (16) e até o fechamento desta reportagem quarta (18) pela manhã, nada havia sido resolvido, porém o aluno estuda a noite e segundo a Prefeitura desde a virada de ano não tem veículo para levar o mesmo. Com base nisso fomos até a Secretaria de Educação onde fomos recebidos pela Secretária Margareth Fiori.

Ela conversou com nossa reportagem e explicou os problemas, porém a posição final ficaria a cargo do Gabinete. Ela aproveitou para explicar os boatos que rondam a nova administração em relação a documentação exigida para poder usar o transporte escolar, "não serão solicitados todos os documentos como andam dizendo, é apenas uma atualização, documentos muito antigos terão que ser renovados, precisamos ter certeza do número de alunos que vamos transportar" afirmou a Secretária.

Ela deu como exemplo 4 alunos que estudam em uma localidade no interior, e que ambos se encontram na mesma série (4º ano), se eles passaram de ano, eles trocaram de turno, não precisando por exemplo de um veículo para ir buscar eles a tarde. Ela também afirmou que o prazo para atualização do cadastro já esta valendo, mas que não pretende barrar nenhum aluno na porta do ônibus, garante que todos terão tempo de atualizar sua situação.

 

Sem transporte

O Chefe do Gabinete Ricardo Alves explicou a situação dos veículos escolares, ele apresentou uma cópia do CAT - Centro de Apoio Técnico  em Inspeção Veiculares do RS Ltda, datado do dia 04 de janeiro onde foi solicitado pela Prefeitura uma revisão completa de todos veículos da Educação e que os laudos apontam irregularidades em todos veículos, desde parte mecânica, elétrica, documentação e segurança. Ele afirmou que até o dia 09 de fevereiro a frota deve estar em dia e pronta para o transporte dos alunos, mantendo os horários atuais e inclusive com a intenção de ampliar o transporte intermunicipal a tarde para a cidade de Pelotas. Sobre o caso do aluno que esta fazendo um curso técnico, ele afirmou que estão tentando resolver o caso o mais breve possível, porem ressalta que a lei do município só garante transporte para o ensino fundamental, todo o demais intermunicipais como cursinhos, técnicos, médio e faculdades são uma tentativa de melhorar a vida escolar, mas que os ônibus estarão prontos dia 09 de fevereiro, até lá estudam como transportar o aluno entre o dia 18 de janeiro e o início do transporte de estudantes.