Esportes

Pedroosoriense é convocada para a Seleção Gaúcha de Futebol

RS se uniu para disputa do Campeonato Brasileiro

(Foto: Arquivo Pessoal)
Por Rodrigo Netto
05/11/2016 01:42
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
A Seleção Gaúcha de Futebol Feminino foi criada para preencher a vaga do RS no Campeonato Brasileiro, apesar de ser disputado desde 2012, o Campeonato Brasileiro não teve participação gaúcha. Na segunda dia 24 de outubro a pedroosoriense Itainã Ávila Silveira recebeu a notícia de que estava convocada para a Seleção Gaúcha e foi convidada a dar uma entrevista exclusiva contando um pouco de sua trajetória no futebol.

Continuar lendo

Publicidade

A Seleção Gaúcha de Futebol Feminino foi criada para preencher a vaga do RS no Campeonato Brasileiro, apesar de ser disputado desde 2012, o Campeonato Brasileiro não teve participação gaúcha. Na segunda dia 24 de outubro a pedroosoriense Itainã Ávila Silveira recebeu a notícia de que estava convocada para a Seleção Gaúcha e foi convidada a dar uma entrevista exclusiva contando um pouco de sua trajetória no futebol.

Itainã Ávila Silveira, 21 anos, natural de Pedro Osório e atualmente mora na cidade ainda. Começou a jogar futebol muito pequena, tinha 9 anos e jogava no meio dos guris no ginásio de Pedro Osório, e esse sonho de ser convocada para a Seleção era é de muitos anos, sempre sonhou com isso.

"Aos meus 6 anos, meu pai Itamar Souza "Chita" me colocava na frente de casa a chutar a bola no muro para aprender a bater com os dois pés e também colocava eu e meu irmão Valtistone Ávila a se tocar a bola para aprendermos a chutar com o pé esquerdo também, hoje eu agradeço ao meu pai por isso e por todo o apoio que sempre me deu e ainda me dá até hoje. Minha mãe então , uma guerreira , sempre correndo pra me ajudar , me incentiva um monte e agradeço a ela também por tudo que tem feito por mim".

Em 2006, jogou seu primeiro campeonato em Pedro Osório de futebol feminino, com o Professor Álvaro Lucas era o técnico e convidou para ela jogar, era a única menina pequena no meio das grandonas entre 18 e mais de 20 anos, tinha 11 anos nessa época e foram campeãs do campeonato,ela ainda fez 2 gols na final e conquistou sua primeira medalha jogando futsal.

Depois ela seguiu jogando no meio dos garotos, o técnico Maia a convidou para treinar e ela aceitou, passou as tardes no ginásio treinando e ai em 2007, o Maia lhe perguntou se eu queria fazer um teste no Esporte Clube Pelotas, no Futebol Feminino de Campo, "Eu prontamente disse que queria", ele então começou a treinar mais e mais e enquanto os guris jogavam bola ela estava correndo voltas no campo, fazendo a parte física para quando chegar ao Pelotas para fazer o teste, estar bem condicionalmente. Também treinou no camping e corria nas estradas. Treinou um tempo com o Educador de Educação Física Mauro Satte Alam, ele se ofereceu para treinar meu físico no campo Piratini .

Quando chegou início de 2009 o Maia conversou com a mãe de Itainã para fazer o teste e ela deixou, então ele disse: "Agora vamos treinar mais um pouco e esse ano tu vai lá no Pelotas fazer o teste, então ele marcou com o Técnico lá do Pelotas e marcaram para Abril, fui lá com o Maia e logo após o treino recebi a notícia que tinha passado.". Jogou desde a categoria Sub-15 até chegar na Adulta, em Abril de 2016, fez 7 anos que está no Esporte Clube Pelotas Phoenix e dentro desses 7 anos, disputou campeonatos, torneios, amistosos e Campeonatos Gaúcho.

Em 2011 deu uma parada no futebol por motivos pessoais, logo após 6 meses afastada dos campos ela foi falar com o professor Marcos Planela (Técnico) que antes de sair lhe disse que as portas estariam sempre abertas se ela quisesse voltar, depois da conversa  ele recebeu Itainã de volta no time e de lá pra cá, ela não parou de treinar em busca de seu sonho.

Na segunda 24 de outubro quando recebeu a notícia que tinha sido convocada para a Seleção Gaúcha,  sua reação foi de sentir "Meu coração quase saiu pela boca como se diz , fiquei muito feliz com a notícia porque como falei , é um sonho que tenho desde pequena. Graças a Deus eu só tenho a agradecer ao meu técnico Marcos Planella Barbosa por todo apoio que ele sempre me deu e também as lobas em geral, atletas, comissão técnica, pais, enfim, a todos que estão junto comigo, um time maravilhoso, um ambiente sadio onde me sinto muito a vontade, atletas sensacionais em geral com todas que já joguei nesses 7 anos de Pelotas."

Junto com ela o EC Pelotas /Phoenix tiveram convocadas mais quatro atletas totalizando cinco convocadas da equipe para a Seleção Gaúcha que vai disputar o Campeonato Brasileiro, a pedido da reportagem ela descreveu suas companheiras de Clube e agora de Seleção:

"Bárbara Warnke, uma atleta que pra mim como pessoa é super gente fina, de um caráter enorme, humilde e uma zagueira extraordinária. A Rubiani Klug, já convocada para a seleção outras vezes, uma goleiraça, de um grande potencial e ótima como pessoa. Débora Maciel, lateral de alta qualidade, já convocada outra vez pra seleção também e como pessoa é espetacular assim como as outras. Julia Cipriani, atacante veloz e com um grande potencial, como pessoa também é excelente. Beatriz Borges foi convocada também mas não poderá ir por estar amamentando sua filha, já foi convocada para a seleção outras vezes e é uma jogadora de alta qualidade, uma baita zagueira, como pessoa é super gente boa e humilde."

Finalizando a atleta da seleção e de Pedro Osório fez questão de fazer uma série de agradecimentos: "Quero aqui deixar meu agradecimento a todas as pessoas que me apóiam até hoje ou já me apoiaram, familiares, amigos, tios, pais, irmãos, dindos e ao meu marido que está sempre me apoiando (Leandro Lopes). Agradecer ao Maia que sempre me deu força e me colocou no Pelotas, ao Vereador Clademar Machado (Guiça) que foi meu primeiro patrocinador das passagens para eu poder estar presente aos treinos, agradecer a Prefeitura Municipal de Pedro Osório e ao Prefeito César Couto de Brito (Cebinho) que me patrocina passagem desde 2010 até hoje para eu ir aos treinos em Pelotas, agradecer também aos professores que sempre me apoiaram no colégio e diziam pra mim que eu ia chegar na Seleção, professora Karen Ximendes e a Carmem Lúcia, agradecer ao Vereador Gilberto Reis Amaral (Betinho) que sempre me apoiou no futebol e que sempre que eu precisei ele me ajudou e esteve sempre me acompanhando nessa caminhada, enfim agradecer a todo mundo que me deu força que são muitas pessoas e dizer a todos os Pedrosorienses que é um orgulho fazer parte dessa cidade e agora poder estar representando na Seleção Gaúcha. Obrigada a Todos."