Cultura

Cantor mineiro Joaci Ornelas se apresenta

Projeto Dandô trouxe mais um grande artista

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
06/09/2016 21:28
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Projeto Dandô - Circuito de Música Dércio Marques, oportunizou mais uma vez aos moradores de Pedro Osório e da cidade vizinha Cerrito, um grande espetáculo, o show aconteceu no auditório da Escola Municipal Getúlio Vargas, na noite deste sábado dia 27.

Continuar lendo

Publicidade

Projeto Dandô - Circuito de Música Dércio Marques, oportunizou mais uma vez aos moradores de Pedro Osório e da cidade vizinha Cerrito, um grande espetáculo, o show aconteceu no auditório da Escola Municipal Getúlio Vargas, na noite deste sábado dia 27.

Como manda a tradição do Projeto Dandô, antes do show principal, um anfitrião se apresenta para o público, e se apresentaram Alexandre Prestes Souza (nascido na terra) e seu amigo André Coelho.

Depois foi a vez do grande artista mineiro Joaci Ornelas se apresentar para deleite do bom público presente. Recebido pelo Embaixador da Cultura de Pedro Osório e Cerrito, o ícone Santana, o cantor conversou com nossa reportagem minutos antes de se apresentar e disse estar muito feliz por finalmente estar cantando em Pedro Osório, que muitos cantores esperam pela oportunidade, disse ele que deve ter uns - "50 músicos na fila, no mínimo", que  o minimalismo, intimidade, respeito do público pela música cativam os artistas e claro sem dúvida o Embaixador Santana - "Uma grande figura", são motivadores de se fazer uma grande viagem e uma troca de energia muito positiva.  Conheça um pouco mais deste grande músico:

Joaci Ornelas é cantador, violeiro, compositor e instrumentista, natural de Salinas, Vale do Jequitinhonha – MG, residente em Belo Horizonte desde 1980, estudou teoria musical, harmonia e história da música na Escola de Artes - BH. Estudou violão com os professores Adalberto Santos e Tássio Moreira. Autodidata em viola caipira, influenciado pelos violeiros Roberto Corrêa, Zé Coco do Riacho, Tião Carreiro e Renato Andrade, e por mestres e foliões do norte de Minas. A viola está hoje ligada ao seu trabalho de forma essencial, seja traduzindo peças da musical renascentista e barroca, executando modas, cantigas e batuques de violeiros do interior de minas ou em suas próprias composições. Já se apresentou em diversos espaços culturais de Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e outras cidades em Minas Gerais.


É um dos fundadores do grupo Vivaviola juntamente com os violeiros Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias, Bilora e Gustavo Guimarães. O Vivaviola é um movimento de valorização e difusão da música de viola em Minas Gerais e recentemente lançou o segundo CD, “Viva a Cantoria” no teatro Bradesco em Belo Horizonte, Uberlândia e São Paulo.

O primeiro CD, "VivaViola, sessenta cordas em movimento" foi lançado no grande teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte em Abril de 2010. Nesse mesmo ano produz o Cd Foliões e Tocadores, na comunidade de Taboquinha, São Francisco, MG. Gravou o CD "ANDEJO", em 2006, trabalho que reúne músicas de sua autoria e em parceria com o poeta e escritor João Evangelista Rodrigues e cantigas de domínio público que trazem elementos da cultura popular.

O CD contou ainda com as participações especiais de Dércio Marques, cantador e compositor de grande importância para uma geração de artistas da atualidade; John Rikcs, músico e instrumentista americano que se dedica a música brasileira; Heliane Ferreira, e Dona Augusta, uma “cantadeira” de cantigas de roda natural de São Julião - MG.

Foi coordenador do I Seminário Nacional de Viola Caipira, realizado em 2008, pela ANVB em Belo Horizonte e produziu os CDs “O congado em Bom Jesus de Matozinhos” com as guardas de Mocambeiro e do Cruzeiro, projeto realizado na cidade de Matozinhos - MG.