Cultura

Quarteto Moldura se apresenta no Galpão Crioulo

Evento marcou 30 anos da Fenadoce

(Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação)
Por Rodrigo Netto
22/06/2016 20:34
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Foi ao ar pela RBS TV, na manhã de domingo dia (05), o Galpão Crioulo gravado direto da Fenadoce, pela sua 30ª Festa Nacional do Doce. O grupo que conta com dois pedroosoriense e dois nascidos em Jaguarão, eles fizeram a abertura do programa no espaço destinado a "Prata da Casa" e tem como lema a seguinte frase ”Onde quatro elementos se unem e apresentam a beleza de uma arte".

Continuar lendo

Publicidade

Foi ao ar pela RBS TV, na manhã de domingo dia (05), o Galpão Crioulo gravado direto da Fenadoce, pela sua 30ª Festa Nacional do Doce. O grupo que conta com dois pedroosoriense e dois nascidos em Jaguarão, eles fizeram a abertura do programa no espaço destinado a "Prata da Casa" e tem como lema a seguinte frase ”Onde quatro elementos se unem e apresentam a beleza de uma arte".

 

Conheça um pouco mais do grupo:

Há pouco mais de dez anos, quatro jovens ingressavam em um sonho de futuro promissor diante à profissão. E o Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), em Pelotas, sul do Rio Grande do Sul, foi o ponto de encontro dos mesmos. Lá, o destino reservou o cruzar de quatro caminhos, tendo por palco o CTG Rancho Grande, que acolhia sonhos antigos naquele mundo novo para muitos.

O sonho de cantar e tocar as coisas de nosso chão, de nossas raízes, o sonho que se aquecia diante daquela lareira, os fez tornarem-se amigos: Richard Pereira, de Pedro Osório, Júnior Pereira de Pelotas, Thiago Souza e Matheus Simões, ambos de Jaguarão. Levavam em suas bagagens a grande influência da fronteira, a força da música latino-americana, além da essência do nosso cancioneiro gaúcho. Participaram como grupo do primeiro evento ainda lá, já na formação de quarteto (um guitarrón e três violões) nos moldes, principalmente, uruguaios e argentinos.

Os anos passaram-se rapidamente e essa amizade sempre se manteve consistente, apenas moldouse, ganhou forma e amadureceu juntamente com os sonhos, fazendo deles hoje o QUARTETO MOLDURA.

Além das músicas autorais, grandes parcerias em composição se firmaram ao longo deste tempo. Nomes como Rodrigo Jaques, Filipe Calvete Corso, Rafael Ferreira, Adriano Silva Alves, Matheus Costa, Heleodoro Correa Oliveira, Otavio Terra, Fabio Salayaran, Crstiano Vargas Thurow, Mauricio Oliveira e Deivid Damaceno fazem parte da história musical do Quarteto Moldura.

Suas participações em festivais são:

  • · 12º Jerra da Canção Nativa, Santa Vitória do Palmar em 2010, com a música Tropilha da Infância (Heleodoro Oliveira/ Fabio Salayaran e Otávio Terra), sendo premiados com o 3º lugar do festival, Música Mais Popular e Melhor Tema Campeiro;
  • · 3º Convenção Nativista, Júlio de Castilhos em 2011, com a música Seio de Laço (Cristiano Vargas Thurow/Matheus Simões);
  • · 7º Expocanto, Arroio Grande em 2015, com a música De Cruzar Querências (Mozer Ávila/ Richard Pereira e Sandro Campello);
  • · XX Terra e Cor, Pedro Osório em 2016, com a música Japecanga (Filipe Corso e Rafael Ferreira/Filipe Corso), sendo premiados como Música Mais Popular e Melhor Arranjo;
  • · 24º Sapecada da Canção, Lages (SC) em 2016, com a música De La Frontera (Rodrigo Jaques).

Sobre quem forma o Quarteto Moldura:

Matheus Simões - Violão e Voz Nascido em Janeiro de 1991 na cidade de Jaguarão, Matheus é Engenheiro Hídrico, instrumentista, arranjador e musicista. Aprendeu seus primeiros acordes quando tinha cerca de 10 anos e teve os primeiros contatos com a música nativista e regional por volta de 2004, quando começou a participar da formação do grupo Campo e Alma, em sua cidade natal. Com este grupo gravou o CD Fronteiros no ano de 2008, homenageando compositores locais.

A partir daí se iniciaram as participações em festivais, dentre as quais podemos citar: Expocanto - Arroio Grande, Convenção da Canção Nativa – Júlio de Castilhos, Tradição e Coragem – Pelotas, Jerra da Canção – Santa Vitoria do Palmar, Palanque do Nativismo e Terra e Cor – Pedro Osório.

Recebeu o prêmio de melhor instrumentista no Encontro Regional de Músicos Arte em Fronteira, em Jaguarão.

Matheus acompanha músicos como Rodrigo Jacques, onde fez parte do grupo que realizou o lançamento do CD Paisajes y Personajes, Maicon Paiva e Alexander Ferreira.

Junior Pereira - Violão e Voz Nascido em julho de 1988, Júnior Pereira é natural da cidade de Pelotas, tendo morado em Canguçu e Pedro Osório, onde iniciou seus primeiros contatos com o violão, aos 12 anos.

De família natural do campo, sempre manteve contato com a cultura gaúcha, sobre tudo com a música regional, presente nas reuniões familiares. Hoje, além do caminho musical, é técnico em Agropecuária e graduado em Odontologia.

Suas participações deram-se, sobretudo, em festivais Nativistas, onde podemos citar alguns como: Terra e Cor da Canção Nativa, Capela da Canção, Reponte da Canção, Sapecada da Canção Nativa (SC), Vigília da Canção, Convenção Nativista, Jerra da Canção, Seara da Canção, etc., tendo sido agraciado com premiações das mais diversas, com ênfase em mais de 10 delas como melhor instrumentista.

Como instrumentista, compositor e arranjador, pôde firmar parcerias com grandes cantores e compositores, como Raineri Spohr, Gustavo Teixeira, Rodrigo Jacques, Fabrício Marques, Jari Terres, Fabiano Bacchieri, Jairo Lambari Fernandes, Roberto Luçardo, Rui Carlos Ávila, Zé Renato Daudt, Fábio Maciel, Gujo Teixeira, Cícero Camargo, Juliano Moreno, Joca Martins, Nilton Ferreira, Xiru Antunes, entre outros, além de ter este trabalho documentado em CDs e DVDs.

Também esteve fora do Brasil, como em Montevideo (Uruguai), no Encontro das Comunidades Portuguesas e Luso-Descendentes do Cone Sul, e Resistência (Argentina), no Primer Festival de Chacarera del Monte.

Thiago Souza - Violão e Voz Nascido em outubro de 1987 na cidade de Jaguarão, Thiago é Técnico Agropecuário, instrumentista, arranjador e musicista. Aprendeu seus primeiros acordes quando tinha 07 anos e teve os primeiros contatos com a música nativista e regional por volta de 2004, quando começou a participar da formação do grupo Campo e Alma, em sua cidade natal. Com este grupo gravou o CD Fronteiros no ano de 2008, homenageando compositores locais.

A partir daí se iniciaram as participações em festivais, dentre as quais podemos citar: Expocanto - Arroio Grande (4 edições), Estância da Canção – São Gabriel, Convenção da Canção Nativa – Júlio de Castilhos, Reponte da Canção – São Lourenço, Tradição e Coragem – Pelotas, Jerra da Canção – Santa Vitoria do Palmar, Palanque da Canção e Terra e Cor – Pedro Osório.

Músico autodidata, Thiago acompanha músicos como Rodrigo Jacques, onde fez parte do grupo que realizou o lançamento do CD Paisajes y Personajes, e Marcelo Oliveira com eventuais participações em shows e Festivais.

Richard Pereira – Violão e Voz Nascido em outubro de 1987 na cidade de Pedro Osório, músico, compositor, poeta e artista plástico, Richard teve seu primeiro contato musical ainda pequeno, quando seu avô materno Darcy Cunha, na simplicidade de sua varanda, tocava milongas em sua gaita. Música, essa, que ficou gravada em sua memória.

Em 1995, pela primeira vez, juntamente de sua família, presenciou um dos grandes nomes da música, Cesar Passarinho que cantava no palco do 9º Terra e Cor da Canção Nativa de Pedro Osório. Este veio a se tornar um de seus maiores ídolos, entre outros como Cenair Maica, Telmo de Lima Freitas, Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, Pedro Ortaça, Luiz Marenco.

Ao decorrer do tempo, a vontade de expressar o que sentia brotava tanto na garganta como nos dedos. Com 13 anos ganhou seu primeiro violão (usado), onde aprendeu seus primeiros acordes e canções. Juntamente com amigos da infância aprendia o gosto pela música regional e as essências de nossa terra. Júnior Pereira, amigo desde a juventude musical, foi seu parceiro desde os primeiros festivais amadores que participou. Com 15 anos, subiu ao palco pela primeira vez, na cidade de Pedro Osório, no festival de intérpretes Canto Tropeiro. Sua primeira composição autoral nasceu em 2002, ano que participou do XIV Terra e Cor.

Com 16 anos ingressou no CAVG, onde sua visão musical ampliou-se, conhecendo outros músicos. Participou também: Jerra da Canção e Canto dos Palmares - Santa Vitoria do Palmar, Expocanto - Arroio Grande, Reponte da Canção- São Lourenço, Convenção Nativista, Ramada - Encruzilhada do Sul, Vigília do Canto Gaúcho - Cachoeira do Sul.

 

<iframe src="https://www.youtube.com/embed/h5YmM4a_Zos" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>