Cultura

Concertoria faz sucesso em Pedro Osório

Músico João Bá esteve pela primeira vez no RS e em Pedro Osório

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
13/05/2016 13:45
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Um espetáculo reservado a poucos sortudos, amantes da música que compareceram ao Auditório da Escola Municipal Getúlio Vargas para assistir o show "Consertoria", foi realmente uma noite mágica e especial.

Continuar lendo

Publicidade

Um espetáculo reservado a poucos sortudos, amantes da música que compareceram ao Auditório da Escola Municipal Getúlio Vargas para assistir o show "Consertoria", foi realmente uma noite mágica e especial.

Para receber o trio principal, outra grande apresentação, o trio de Pelotas Trilhos, que começou a noite com o pé direito. Todos os holofotes estavam para João Bá, músico de 83 anos que estava pela primeira vez no RS, tocou na sexta em Pelotas e no sábado foi aplaudido em Pedro Osório.

Estar lá para fazer a reportagem e ver aquele senhor, cantando ao entrar no auditório, cumprimentando as pessoas que de pé o aplaudiam, foi de arrepiar, um "senhor de 83 anos" cantava como um anjo, em um tom certo, sem ser alto e nem baixo, exatamente no acorde e na melodia para tocar o coração de todos... Foi um sucesso.

Para receber os seis músicos, o Embaixador da Cultura Santana, contou mais uma vez com seus guerreiros e aqui daremos os nomes de alguns que estiveram diretamente ligados à confecção do cenário que teve a contribuição de Eduardo Bandeira Braga, Fabiani Felix Cardoso, Zé Paulo Cardoso, Edinilson Brum (Magrão), Santana e Simone Vara.

 

Conheça um pouco mais dos músicos...

 

João Batista Oliveira, conhecido como João Bá

(25 de junho de 1932) é um compositor e cantador brasileiro. Atua também como ator, poeta e contador de histórias. Nasceu na cidade de Crisópolis, no sertão da Bahia. Filho de lavradores pobres começou a trabalhar quando criança para ajudar a família. Segundo o artista, quando caiu o primeiro dente, seu pai sentenciou que ele já estava preparado para trabalhar. Foi então que começou a ajudar na pequena lavoura. As dificuldades da infância pobre e difícil o levaram a observar a natureza ainda no trabalho, formando assim um tema recorrente até os dias de hoje em suas canções. Aos doze anos, começou a compor e cantar. Hoje, sua obra reúne mais de duzentas músicas, muitas delas gravadas por artistas de referência no cenário musical brasileiro, como: Hermeto Pascoal, Almir Sater, Diana Pequeno, Dércio Marques, Marlui Miranda, entre outros. É considerado um dos mais respeitados cantadores vivos na Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

João Bá se define um "compositor orgânico", ou seja, ligado organicamente à natureza, um músico que explora seus sentidos e interligações para chegar a uma forma musical. Define sua estética como simples, mas intensa. Seu trabalho busca despertar o senso crítico e a compreensão consciente de que todas as coisas estão interligadas entre si e suas raízes. Pesquisador da cultura popular brasileira traz na sua poesia e composições o canto de resistência da natureza, o jeito simples de louvar a terra, a vida, o respeito à história e à memória da cultura popular.

 

 

Levi Ramiro

 

Natural de Uru, pequena cidade do interior Paulista, hoje residente em Pirajuí, o violeiro e artesão que se iniciou na música tocando violão popular. Em meados de 1995 adotou a viola como principal instrumento, absorvendo seu universo cultural que veio de encontro com suas raízes, motivo pelo qual ampliou sua produção musical, tanto na arte de tocar como na de fabricar o instrumento. Com base nos valores da cultura caipira e misturando elementos que formam nossa Música Brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições, a poesia e a simplicidade da vida interiorana. músico instrumentista em gravações dos CDs de inúmeros artistas.

– Tem composições gravadas por: Ana Salvagni, Matuto Moderno, Dércio Marques, Paula Veloso, Tânia Grinberg, Jorge Curuca, João Carlos e Maurício, Duo Catrumano (Elias Kopcak e Rodrigo Nali), Carlos Vergalim, Valdir Verona, João Arruda, Zé Esmerindo e demais parceiros.


Suas composições com temas voltados a preservação da natureza foram usados como trilha no vídeo educativo “Cerrado o berço das águas” produzido pelo Instituto Ambiental Vidágua. Bauru, SP.

Considero-me mais um Artesão que um Luthier, encantado pela descoberta de timbres e formas, pela inventividade não padronizada, claro que respeitando e utilizando, dentro da minha capacidade e limitação, o que a luthieria (juntamente com os músicos) desenvolveu e desenvolve até hoje para a melhoria técnica e harmonia estética dos instrumentos. Simplesmente acredito que não tenho perfil nem disciplina pra ser um Luthier.


João Arruda

 

Músico, cantor, percussionista, violeiro e produtor fonográfico, João Arruda é considerado um dos jovens promissores da música brasileira. Nascido em Campinas (SP), o artista é comprometido com a valorização e recriação de temas e canções da cultura popular brasileira, bem como de outros países. Seu trabalho está presente em mais de 15 CDs, em que atuou como artista convidado e produtor. Participou de mostras, festivais e programas de rádio e TV além de compor diversas trilhas sonoras para espetáculos, documentários, mostras e filmes.

Sua trajetória musical inclui turnês pelo Brasil e exterior. Com o grupo de Pífanos Flautins Matuá Integrou o projeto “Samarro´s Brazil” realizando shows na França e Itália.

Em trabalho solo, percorreu a Argentina, Bélgica, França, Inglaterra e País Basco com seu show “Entre violas e couros”.  Foi idealizador e é curador do projeto musical “Arreuní”, que promove encontros mensais com diversos artistas brasileiros e convidados estrangeiros. Em 2007 gravou o CD “Celebrasonhos” e seu mais novo trabalho é o CD “Venta Moinho”, lançado em 2013.