Geral

Mudança no transito do centro causa debate

Comerciantes se sentem prejudicados

(Foto: Divulgação)
Por Rodrigo Netto
31/03/2016 23:08
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Um grande debate esta acontecendo em Pedro Osório, de um lado os comerciantes que se sentem lesados e pressionados pelas novas normas de transito impostas pela Prefeitura, que figura do outro lado do debate, proibindo o transito de caminhões no centro da cidade.

Continuar lendo

Publicidade

Um grande debate esta acontecendo em Pedro Osório, de um lado os comerciantes que se sentem lesados e pressionados pelas novas normas de transito impostas pela Prefeitura, que figura do outro lado do debate, proibindo o transito de caminhões no centro da cidade.

COMERCIANTES

O site foi procurado e ouviu os comerciantes, que estão enfrentando problemas para receber as suas mercadorias. E apontam diversos pontos, onde pedem a compreensão para a solução do embate.

Veja as "Principais" explicações dos comerciantes e as suas dificuldades:

- Algumas empresas só podem entregar a mercadoria no local indicado na nota e não em outro local.

- Empresas trabalham com grande quantidade de produto, pesados e grandes, dificultando retirar do caminhão de transporte e levar até o comércio.

- Produtos perecíveis, com regras expressas de vigilância sanitária, estarão sendo expostos a ambiente.

- Clima, carregar e descarregar durante a chuva.

- Mão de obra, deslocar vários funcionários apenas para fazer a mercadoria chegar ao comércio.

- Custos de transporte em veículos próprios, do caminhão até o local da chegada.

 

MANIFESTO

Como a fiscalização de trânsito é por conta e responsabilidade da Brigada Militar, a mesma foi acionada, orientou e pediu para que os caminhões não ficassem no local, então a empresária e proprietária do Mercado Varejão, solicitou que a descarga acontecesse em frente à Prefeitura Municipal para mostrar a dificuldade e ao mesmo tempo fazer um protesto pacifico.

 

Pedido de Informações

Na internet muitas pessoas estão se manifestando, inclusive podemos observar que o Vereador Gennaro Buonnocore já formalizou um Pedido de Informação, Nº023/2016, onde assim está escrito: procurado por comerciantes e empresários do centro de nossa cidade, os quais estão se sentindo prejudicados pela proibição do tráfego de caminhões no centro, já que os mesmos não podem estacionar junto ao comércio local, solicito informar por qual motivo foi determinado a proibição do trânsito dos referidos veículos no centro da cidade. Tal atitude está causando enorme transtorno e insatisfação aos comerciantes e empresários. Assinado pelo Vereador e datado no dia 04 de abril de 2016. Data da próxima sessão.

 

PREFEITO

O site também foi procurado e marcou uma entrevista com o Prefeito de Pedro Osório César Roberto Couto de Britto, que prontamente recebeu em seu gabinete a nossa reportagem e durante aproximadamente 27 minutos explicou o porquê da proibição do tráfego de caminhões no centro da cidade. Fizemos um copilado das respostas, mas no final você pode acessar a entrevista completa.

Porque da proibição do trânsito no centro da cidade?

Houve a restruturação do centro da cidade e mudanças estão acontecendo na cidade, no estado e no mundo. Onde houve um aumento considerado das frotas de veículos, assim como a grande oferta de caminhões, que agora possuem muitos modelos, para transportar toneladas de 50 a 60. As vias públicas de Pedro Osório, de qualquer cidade do RS e do Brasil não foram construídas com essa capacidade, dimensão e capacidade de resistência, para suportar uma capacidade de peso. A reestruturação do centro também foi voltada a mudança do espaço para a acessibilidade de pessoas que acontece no mundo inteiro.

Eu não quero que aconteça com Pedro Osório o que aconteceu com Arroio Grande, que as vias públicas da cidade foram destruídas e que por diversas administrações lutaram e lutam ainda para não transitar veículos pesados em algumas vias da cidade, não resiste ao peso.

Quando tu reestruturas o centro da cidade, tu fazes com que tenha mais espaço, o pedestre, o ciclista, hoje há um aumento e já se encontra dificuldade de estacionar um carro pequeno no centro e nem estou falando em datas especiais. Então quando se faz um investimento no centro de Pedro Osório à gente quer que as pessoas usem este espaço, primeiro incentivar o comércio de Pedro Osório, é visível o aumento de trafego no centro, eu estou falando isso por que recebo os agradecimentos e também as criticas, mas estou aqui para administrar a cidade para todos.

Eu gostaria que estas pessoas se colocassem no lugar do Prefeito e ver se elas liberariam o transito de caminhões e quando se fala em caminhões são todos, não tem como controlar esse aqui é de 10 toneladas, pode e ali não, é incontrolável. Tu proíbes o trafego de caminhões para ser respeitado o espaço público, acessibilidade o trânsito das pessoas e para que tu tenhas garantia que as vias públicas tenham no mínimo uma vida útil, maior do que podemos imaginar.  Não adianta na simplicidade de algumas pessoas, chegar e dizer "ah não aguenta", não aguenta mesmo, não foram construídas para isso.

Nós tomamos essa decisão e acho que ela não trás prejuízo para o comércio de Pedro Osório, pode trazer algum transtorno para as empresas que trazem a mercadoria para a cidade, porque ele tem que criar uma sistemática, gerando mais emprego, porque querem a comodidade, porque quando tu tira a pessoa da zona de conforto é natural que ela se movimente, agora a empresa que vem a Pedro Osório fazer a sua entrega vai ter que vir com um ajudante ou dois e um carrinho para transporte.

Em breve vai começar o corte das arvores de eucalipto na região, a previsão é de um trânsito de mais de 6.000 caminhões, em torno de 400 ou 500 caminhões por dia passando por Pedro Osório e que nós já tratamos que não passe pelo centro da cidade, hoje a colheita esta sendo retirado pelo rodeio colorado e pelo corredor do mata olho as vias da cidade não teriam condições de aguentar isso.

Essa é a decisão do nosso governo, foi assim com o impasse com os bicões do centro da cidade e é normal, natural e eu não me sinto nenhum pouquinho feliz com isso, eu me sinto responsável, tenho que tomar uma decisão pra poder organizar a cidade na nossa administração, mas eu hoje eu tenho a convicção que a proibição do trânsito de caminhões no centro da cidade ele é necessário, pela acessibilidade, pedestres, ciclistas, das motos e veículos de pequeno porte, também e não menos importante a garantia de que podemos ter uma durabilidade maior daquilo que tem capacidade limitada. Prioridade de acesso dos moradores aos estabelecimentos da nossa cidade. Com toda modéstia e humildade eu peço para que essas pessoas pensem nisso também, que essa foi a maior preocupação da nossa administração para que as pessoas tenham maior facilidade de acesso, aquilo que oferece maior conforto, porque é assim que a vida das pessoas anda, que muitas pessoas ou a grande maioria das pessoas, vão concordar com esta decisão que está tomada no nosso governo e que não vai voltar atrás.

Existe uma possibilidade de um horário diferencial para a descarga dos caminhões no comércio?

No entorno da Praça Antônio Satte Alam, na Rua Maximiliano Tupinambá da Costa e na Rua Presidente Vargas, não. A gente sabe que não existe quem consiga atender a todos os interesses, não tem como, só que tu tem ter coragem pra tomar a decisão, não tem como tu trabalhares a pequena carga e a grande carga. Mas não vou me limitar apenas ao trânsito pesado pra justificar isso, é uma mudança de futuro a mudança para melhor atender as pessoas. Mas o acesso é fundamental, essa é uma decisão tomada uma decisão de futuro para Pedro Osório que a gente nota que houve uma evolução em tudo, isto é natural, eu estaria aqui lamentando se estivéssemos com a mesma pavimentação de pedra, com o mesmo movimento de outros anos.

Quero registrar aqui, assim como algumas pessoas reclamaram que estão tendo dificuldade de estacionar o caminhão para descarregar uma mercadoria, que é de obrigação da transportadora, responsabilidade da transportadora, essa é uma zona de conforto de quem vende a mercadoria, certo, da mesma forma já recebi inúmeras reclamações de comerciantes do centro da cidade que ficam muito chateados sobre os caminhões que ficam horas, minutos em frente ao seu estabelecimento comercial, dificultando o estacionamento de seus clientes. Então essa é uma decisão administrativa que eu arco com o ônus e arco com o bônus. Eu arco com isso, não vou empurrar pra ninguém uma decisão que tinha e que foi da nossa administração. Não adianta definir horário de entrega porque vão acontecer infrações da mesma forma que estão acontecendo agora.

Você pode conferir a entrevista completa em áudio clicando aqui

ENTREVISTA

 

TESTE

Vamos apenas estudar, é um experimento, acessando o link da reportagem na página do site pedroosorio.net, estaremos fazendo uma enquete, sobre a proibição do transito de caminhões no centro da cidade. Por favor, entendam, é apenas um teste, um experimento, onde veremos como a reportagem serviu para esclarecer e queremos saber a sua opinião, apenas se você quiser participar do teste, participe. Desde já agradecemos a atenção.